X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Entrevista: Como lidar com o cliente que não quer pagar pelo serviço


Di Vasca, o herói dos prestadores de serviço

Di Vasca, o herói dos prestadores de serviço

Considerando o sucesso da tirinha A dura realidade de quem presta serviços, imagino que muitos dos nossos leitores sofrem com os pedidos de pessoas que querem seu serviço, mas não estão dispostas a pagar por isso, como se o prestador do serviço não tivesse contas a pagar.

Se você também está nesse barco, tenho uma ótima notícia: surgiu um paladino para nos salvar!

Dono de uma ironia e sagacidade de dar inveja, Di Vasca é um ilustrador que decidiu publicar e-mails trocados com pessoas que querem que ele trabalhe de graça.

Apesar da minha história favorita ser a do cara que queria pagar em divulgação, já li o blog inteiro e recomendo demais que você faça o mesmo: http://divasca.blogspot.com/

Confira abaixo a entrevista.

No seu blog, vemos que você recebe muitos e-mails de pessoas que querem serviços de graça, prometendo visibilidade. No seu início de carreira, você chegou a fazer trabalhos de graça ou sempre fez questão de cobrar pela sua hora?
Fiz sim. Já fui inexperiente no começo de carreira e realmente acreditei nessas conversas.

Acreditei no nome fantástico e na projeção do meu trabalho na realização de um super portfólio, mas depois vi que isso era uma mentira e meu trabalho só começou a crescer efetivamente quando eu mesmo comecei a me respeitar e passei a cobrar por ele.

Já aconteceu de alguém te pedir um trabalho de graça e depois acabar pagando ou uma vez “sem noção”, sempre “sem noção”?
Já aconteceu de alguém entrar em contato comigo e depois entender com minhas respostas que eu não entraria no “papo-furado”, reconhecer, pedir desculpas e acabamos fechando um trabalho. Mas tendo a acreditar que uma vez “sem noção”, sempre “sem noção”.

Considerando que você não faz fotossíntese, imagino que você tenha renda vinda de clientes que valorizam o seu trabalho. Como você faz para conseguir esses clientes que estão dispostos a pagar pelo serviço?
Minha renda maior é proveniente da empresa na qual sou escravo e garanto que os clientes dispostos a pagar pelo serviço não eram muitos.

Mas quem disse que eu não faço fotossíntese? Pra sobreviver de Arte no Brasil é necessário que se tenha cloroplastos.

Você tem medo do estilo irônico do seu blog afastar clientes em potencial ou ele é justamente uma estratégia para filtrar melhor os contatos que chegam?
Não tenho medo de forma alguma, mas te digo que é certeza de que filtrou.

Quem conhece e entende o blog, percebe que minha postura é simples: eu não respeito quem não me respeita. Eu não ajo profissionalmente apenas com quem não me trata como tal. Eu negocio sim, eu faço descontos sim, tudo o que um profissional faz no seu dia a dia, mas unicamente com quem mantém o nível profissional do processo.

Qual sua dica para quem está começando a prestar serviços e ainda não se sente seguro para cobrar pelo seu trabalho?
Eu digo que pode sentir-se seguro. Se você não valorizar o próprio trabalho ninguém mais valorizará por você.

As pessoas não pensam duas vezes antes de passar a perna na gente. Se virem uma situação que podem tirar vantagem, vão tirar até o último segundo.

Cobrar pelo seu trabalho não é um crime, muito menos um mérito de quem já trabalhou muito tempo de graça. O ilustrador tem que entender que você não precisa ficar trabalhando gratuitamente para picaretas até atingir um “nível” profissional de experência e talento que te permite finalmente receber um troféu escrito “agora posso cobrar”.

Não! É um trabalho.

É um trabalho que exige um talento, um potencial, e muito empenho da parte da pessoa e ela tem que ser valorizada sim! E muito! Evidentemente, justamente remunerado.

Quero mostrar que não existe esse negócio de “vai te dar nome” ou “O pessoal da editora X ou do grande jornal Y vai ver o seu trabalho e podem te chamar pra uns frilas”.

Isso simplesmente NÃO EXISTE e precisa urgentemente ser falado pra ninguém mais cair nessa conversa.

Nota do editor: Mais uma vez, recomendo demais a leitura das hilárias histórias de Di Vasca. Veja mais aqui.

Abraços,
Millor Machado (sofrendo para pagar as contas com meus serviços)

P.S.: Minha troca de e-mails com Di Vasca foi extremamente tranquila. É só não ser “folgado” que além de excelente ilustrador, o cara também é muito gente boa!

————————————————————

Veja também:

  1. Entrevista: Dicas pra quem quer empreender na internet
  2. Como lidar com críticas
  3. Contrate pessoas que demonstrem interesse genuíno pelo cliente

d PGLSKRKMuA

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot