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Entrevista: Como pequenas empresas podem usar o marketing digital


André Siqueira

André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina. É cofundador e gerente de marketing na Resultados Digitais, levando o marketing digital para médias e pequenas empresas. Profissional certificado em Inbound Marketing e atua há mais de 5 anos na área, tendo experiência em SEO, mídias sociais, blogs, geração de Leads, email marketing, monitoramento, análise e otimização.

1. As possibilidades de divulgação de uma empresa no meio digital são inúmeras: blogs, YouTube, Facebook, Twitter, anúncios em links patrocinados. Como geralmente os recursos de pequenos e médios empresários são limitados, fica difícil saber por onde começar. O que a Resultados Digitais costuma recomendar para seus clientes?
O passo inicial e obrigatório a maioria das empresas já tem, que é um site. Já vimos febres surgindo e caindo (vide MySpace e Orkut) e é arriscado encarar um canal de terceiros como a “casa” da empresa. O site é o único lugar em que sempre teremos controle.

A etapa seguinte é, nesse site, começar a produzir conteúdo de qualidade sobre a sua área de atuação, tanto em formatos mais leves (como os posts de um blog) quanto em formatos mais ricos (eBooks, Webinars e etc).

Recomendamos começar pelo conteúdo rico. Esse tipo de material é atrativo o suficiente para criarmos Landing Pages e então captar informações de contato dos visitantes: isso é chamado de gerar Leads ou oportunidades de negócio.

Essa ação dará um fôlego maior em resultados e permite trabalhar com mais calma o blog, que é uma base essencial a ser utilizada na atração de clientes por diferentes frentes.

Nas ferramentas de busca, cada conteúdo é um assunto a mais para as pessoas buscarem e encontrarem sua empresa. Além disso, o conteúdo é também uma boa forma de conseguir atrair mais links, o que ajuda a empresa a ser vista como referência e a conquistar as primeiras posições no Google.

Já nas mídias sociais, uma das coisas que as pessoas mais fazem por lá é compartilhar links de coisas que elas gostaram e acharam atrativas. Se sua empresa produzir conteúdo de qualidade vai estar dando munição para as pessoas espalharem sua idéia.

Sobre toda essa questão de o que fazer e quando, lançamos há pouco tempo um Kit de Marketing Digital para Médias e Pequenas empresas que ajuda bastante nisso. O kit trouxe, além de um webinar,  um infográfico e um eBook detalhando uma metodologia que criamos e refinamos com mais de 100 clientes na implementação de marketing digital. Para quem quiser uma prévia, também colocamos o infográfico no final dessa entrevista.

2.    Quais as principais dificuldades dos clientes? E o que mais dá resultado? 
Uma dificuldade bastante comum é a falta de foco, de um caminho claro pra seguir. Vemos muitas empresas se empolgando com assuntos da moda, gerando muita iniciativa e pouca acabativa. Marketing Digital não é uma ação, é um processo contínuo.

Já nas práticas em si, é muito comum as empresas terem bloqueio para começar a escrever e publicar um material mais denso. A impressão que elas têm é a de que isso é algo difícil e complexo, o que não é verdade. Não é preciso complicar e, na maioria das vezes, quando começam vêem que é mais simples do que imaginam e logo a produção de conteúdo já vira hábito.

Para mim é justamente a produção de conteúdo próprio e de qualidade sobre temas relevantes do mercado de atuação da empresa é que dá resultado. Quando o site ou blog vira referência no mercado, todo o resto já fica bem mais fácil.

Manter o relacionamento com os potenciais clientes gerando valor a cada interação, ao invés de somente tentar vender, é outra coisa que nem toda empresa consegue fazer da maneira correta.

3. A Resultados Digitais já é bastante reconhecida no país por compartilhar conteúdo gratuito e de qualidade com seus visitantes. Você pode falar um pouco sobre o crescimento da empresa baseado nessa estratégia de compartilhamento de conteúdo no meio digital? O que a RD ganha com isso?
Nós fizemos o lançamento público do nosso software no fim do ano passado e já estamos superando os 200 clientes. Sem dúvida nosso conteúdo foi essencial para isso.

De maneira mais abstrata, podemos falar da credibilidade e da posição de autoridade que vamos conquistando por mostrar o tempo todo o quanto entendemos o assunto e ajudamos outras empresas a resolverem seus problemas.

Em termos mais palpáveis, cada pessoa que baixa um de nossos materiais e nos deixa suas informações de contato é uma oportunidade de negócios. Mesmo que de forma indireta, é alguém nos mostrando que tem um problema a resolver no tema e que nós sabemos como ajudar.

A soma dessa posição de autoridade com toda a base de pessoas que já nos acompanham formam para nós um grande ativo de marketing digital, que dificilmente será alcançado no curto prazo por nossos concorrentes. Inclusive já falei sobre esse assunto aqui no Saia do Lugar.

4. E como é possível saber se as estratégias adotadas estão dando certo? De que forma e com que frequência deve ser medido o desempenho das ações?
Mensurar corretamente os resultados é uma etapa bastante importante.  Um erro comum é se basear em métricas que só servem para vaidade, como número de pageviews ou fãs no Facebook, por exemplo.

Boas métricas se encaixam em uma das duas possibilidades: ou indicam um resultado real de negócio (como o número de Leads gerados, por exemplo) ou mostram algo que sua empresa pode agir e melhorar (comparar quantas visitas e Leads foram gerados em cada fonte de tráfego, por exemplo, e entender o impacto que as ações realizadas tiveram nos números.)

Sobre a frequência, recomendamos 3 pacotes que devem ser analisados com diferentes objetivos:

A análise diária é útil para identificar grandes desvios em métricas importantes, de desempenho de novos conteúdos e também de recomendações de terceiros. O recomendado é que a avaliação diária seja sobre as métricas mais simples, como o número de visitas, Leads gerados e desempenho das fontes de tráfego e páginas mais acessadas.

Já para a análise semanal é interessante avaliar essas mesmas métricas, mas com uma visão mais aprofundada do quanto a empresa se encaminha para alcançar as metas do mês. Outra informação que pode ser analisada semanalmente são experimentos que a empresa esteja fazendo como, por exemplo, mudanças no horário ou frequência de atualizações em mídias sociais.

Na análise mensal entra todo o tipo de análise, das métricas diretas às indiretas., com o intuito de identificar o que funciona o que não funciona e assim planejar o que vai ser feito no mês seguinte.

Guia Completo do Marketing Digital para Médias e Pequenas Empresas

(Clique na figura para aumentar)

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