X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Essa microbateria pode fazer com que pequenos chips se tornem energeticamente independentes


Os chips vão ficando cada vez menores, mas mesmo aqueles que são feitos de silício de baixo consumo usam fontes de energia externas, porque diminuir baterias não é um trabalho fácil. Mas estas novas microbaterias podem finalmente colocar fontes de energia diretamente nos chips — e em pequeninos sistemas de computador com qualquer utilidade que você possa imaginar.

A nova bateria foi produzida por pesquisadores da Universidade de Illinois na Urbana-Champaign usando uma combinação de litografia holográfica 3D e fotolitografia 2D. “Utilizamos litografia holográfica 3D para definir a estrutura interior dos eletrodos e fotolitografia 2D para criar o formato do eletrodo que queríamos”, explica Hailong Ning, um dos pesquisadores ao PhysOrg.

A pequena bateria de íon de lítio resultante do processo pode carregar uma corrente de 0,5 mA e acender uma luz LED. Os pesquisadores acreditam que ela poderá ser usada em sensores e transmissores sem fio, assim como implantada em dispositivos médicos e em qualquer produto pequeno que precise ter uma fonte própria de energia. [PNAS via PhysOrg]

O post Essa microbateria pode fazer com que pequenos chips se tornem energeticamente independentes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eb XKSoZagY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo