X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esse tal de crowdsourcing


Quando eu era mais jovem e ainda frequentava o Ensino Médio enfrentava um grave problema: a Wikipedia copiava meus trabalhos. E os professores sempre descobriam. Talvez porque ela também copiava o deles, não sei. O que descobri algum tempo depois é que eu sempre estive certo, afinal, eu havia escrito a Wikipedia.

Também descobri que traduzi o Facebook e o Twitter (Tópicos da Tendência, mea culpa), que ajudei no desenvolvimento do Linux e do Firefox, que coopero com o Google AdSense e Amazon e que todas as redes sociais só existem porque eu existo.

Não, leitores do Tecnoblog, este não é um ensaio narcisista sobre mim. Pelo contrário, é uma constatação de uma revolução silenciosa da qual todos nós fazemos parte. Uma revolução que aos poucos está mudando a forma como fazemos as coisas. Uma revolução chamada crowdsourcing.

bcd screen firefox wikipedia

Firefox e Wikipedia: crowdsourcing do início ao fim

Crowdsourcing, na Wikipedia, é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. Crowdsourcing é como procurar uma agulha num palheiro, com o feno te ajudando a olhar.

Graças à internet estamos, a passos largos, extrapolando os limites da colaboração. Se antes estávamos restritos a pequenas aldeias locais, nossa casa, vizinhança, trabalho etc, hoje podemos colaborar com o mundo. O crowdsourcing e as mais diversas ferramentas da web nos permitem isso. Uma prova disso é a própria Wikipedia, à qual me referi várias vezes. Criamos colaborativamente, sem lucro algum, a maior enciclopédia do mundo [carece de fontes]. Agora estamos microfinanciando projetos através de crowdfunding e já se sabe que este é o princípio de uma mudança econômica.

Com estas novas mudanças, ninguém mais tem o monopólio sobre o conhecimento da forma que a IBM tinha da computação na década de 60 ou os Bell Labs até os anos 1970 nas comunicações. O conhecimento agora está espalhado e não faz mais sentido escondê-lo dentro da empresa. Através do crowdsourcing podemos ouvir, aprender e, em seguida, melhorar e inovar. É uma vantagem real num mundo altamente dinâmico e competitivo.

Claro que nem tudo são flores. Há de se ter controle. E esse controle pode significar o sucesso ou o fracasso do crowdsourcing. Assim como quase tudo que é produzido na internet, o crowdsourcing obedece à Lei de Sturgeon, discípulo de Murphy, que afirma que 90% de qualquer coisa é lixo. Mas em crowdsourcing os 10% restantes fazem valer a pena. Quem bem sabe disso é a Mozilla Fundation e seu navegador livre Firefox. Apesar de contar com a ajuda de centenas de colaboradores para o seu desenvolvimento, nenhuma melhoria vai para o ar sem antes passar por testes cuidadosos. Pelo menos na teoria é assim.

Do outro lado vejo o Linux e a falta de uma curadoria para qualificar as contribuições da multidão. A não existência de uma fundação que una esforços e não crie mais uma distro talvez seja a falha do pinguim com o crowdsourcing. Não estou desmerecendo o sistema, apenas dizendo que uma multidão colaborando junto num mesmo caminho produz melhores resultados. Mas eu posso estar enganado — essa heterogeneidade é que faz a comunidade forte.

A quantidade de conhecimento disperso entre nós sempre ultrapassou nossa capacidade de aproveitá-lo. O crowdsourcing corrige isso. Hoje estamos criando constituições através da inteligência coletiva. “Isso é mais do que sentar e ter uma conversa agradável. Trata-se de aproveitar um novo modo de produção para atender a inovação e elevar a criação de riqueza para novos níveis.” E não é meu lado narcisista se manifestando novamente, quem disse isso foi Eric Schimidt, CEO do Google. Conhece?

bcd avatar rafa zattiRafael Zatti | É fundador e “Director of Everyting” da plataforma de crowdsourcing ideias.me. Também escreve sobre crowdsourcing e inovação aberta no blog Crowd O Quê?.

Você pode falar com ele pelo [email protected].

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Artigos relacionados:

bcd bZXxHArMc

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot