X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esses DSVs revelam a flora e a fauna das águas do Havaí


O oceano cobre dois terços do nosso planeta, mas nós só exploramos cerca de 10% da sua profundidade. Alvin pode até fazer bastante coisa, então a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) aposta em um par de veículos para o fundo do mar (DSV, da sigla em inglês Deep Sea Vehicles) para explorar as águas na região do Havaí por uma década e o que eles encontraram já mudou a história.

A Pisces IV (e a irmã gêmea Pisces V) é um DSV movido a bateria que é capaz de transportar uma tripulação de três pessoas a 2 mil metros de profundidade. As Pisces foram originalmente desenvolvidas pela Hyco International Hydrodynamics em Vancouver para serem usadas pelo Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá onde completaram 1880 mergulhos no Atlântico, Ártico e Pacífico antes do orçamento ser cortado e o programa ser cancelado em 2000. Desde então, as Pisces foram adotadas e modernizadas pelo Laboratório de Pesquisa Submarina do Havaí, braço da NOAA.

A Pisces IV tem 6 metros de largura, 3 metros de altura e pesa 14,5 toneladas. A sua batisfera é grande o suficiente para acomodar três pessoas e seu sistema permite mergulhos de 7 a 10 horas, com sistemas de emergência que conseguem manter a tripulação viva por até cinco dias. Um par de baterias fornece energia a propulsores montados na lateral que podem impulsionar o DSV a velocidades de 3,7km/h. Enquanto elas são capazes de coletar amostrar e posicionar sondas com um par de braços mecânicos, a maior parte dos dados coletados vem de câmeras posicionadas na parte frontal do DSV. Elas utilizam câmeras de baixa luz em preto-e-branco para filmar criaturas tímidas do fundo do mar que se assustariam pelos holofotes brilhantes em condições de iluminação natural em profundidades de 30 metros, assim como câmeras MINI-ZEUS HDTV da Insite Pacific. Os cientistas a bordo podem ver o oceano por conta própria através de janelas de acrílico.

Ambos os DSVs são transportados para locais de mergulho ao redor do Havaí a bordo do R/V Ka’imikai-o-Kanaloa. Eles são lançados apenas durante a luz do dia à medida que são servidos todas as noites. Normalmente um DSV é lançado em um a hora com o outro sendo mantido em reserva em caso de emergência (eles podem se enroscar em linhas de pesca descartadas, por exemplo, e precisarem do outro para ajudar a se desprender) mas também podem ser lançados ao mesmo tempo se a pesquisa exigir isso. Eles frequentemente mergulham próximo ao Vulcão Lo’ihi e nas margens da Grande Ilha. Todo ano, pesquisadores descobrem novas espécies de vida marinha com a ajuda dos DSVs e, em 2002, eles até tropeçaram em um submarino japonês estacionado em Pearl Harbor pouco antes dos ataques. Ele foi afundado e permaneceu perdido no mar por 61 anos. Foi apenas a terceira vez que as Pisces mergulharam juntas, mas, de acordo com o diretor da HURL, John Wiltshire, foi “provavelmente a descoberta arqueológica mais significativa no Pacífico.” [Wikipedia – NOAA – SOEST 12]

bb IBxjOuQzMGA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot