X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esta máquina pode salvar 90 milhões de pintos (de galinha) por ano


Independentemente do que veio primeiro, a galinha e o ovo são um grande negócio. Só nos EUA, são criados anualmente nove bilhões de frangos e galinhas, mais do que o número total de seres humanos na Terra.

O problema é que, devido a infecções bacterianas e coisas do tipo, os ovos têm uma taxa natural de insucesso de 1%. Ou seja, morrem 90 milhões de pintos por ano, e os melhores métodos de limpeza acabam expondo os ovos a mais infecções.

No Brasil, onde a produção de frango chegou a 12,64 milhões de toneladas no ano passado, a lavagem de ovos destinados à industrialização é exigida pelo Ministério da Agricultura. Ou seja, temos um problema semelhante. No entanto, este protótipo da Texas A&M que desinfeta ovos poderia poupar a vida de milhões de pintos.

Quando um ovo sai da galinha, ele fica revestido em uma cutícula protetora de cera. Este revestimento impede infecções bacterianas durante a primeira semana (o momento mais crítico para o embrião), obstruindo os poros da casca. O revestimento mais tarde desaparece para facilitar a troca de gases, assim o pinto em desenvolvimento pode respirar.

Mas, no caso de frangos industrializados, os ovos recém-postos são muitas vezes banhados em uma lavagem quente (a cerca de 45°C) com detergente que retira este revestimento, deixando o embrião exposto a todo tipo de bactéria. Sério, você já viu como é um galinheiro industrial? É imundo. Só o fato de molhar os ovos após a lavagem já basta para aumentar significativamente o número de ovos ruins.

Então ao invés de remover a cutícula junto com as bactérias, o Dr. Craig Coufal – especialista em aves na Texas A&M AgriLife Extension Service – e sua equipe criaram um desinfetante de ovo que dispensa o uso do detergente. Em vez disso, a máquina de Coufal usa peróxido de hidrogênio e luz ultravioleta para limpá-los.

Primeiro, os ovos são mergulhados em uma névoa fina de peróxido de hidrogênio, e em seguida são expostos à luz UV. O peróxido interage com os raios UV para gerar íons de hidroxila, que matam os germes sem desintegrar a cutícula.

Os primeiros testes de laboratório foram extremamente promissores, com zero resíduos químicos, nenhuma mudança de textura ou sabor da gema (causados por banhos de detergente a 45°C) e baixas taxas de infecção secundária, graças à cutícula intacta. A máquina ainda está em fase de protótipo, mas a equipe de Coufal trabalha para instalar uma delas em uma incubadora nos próximos meses. [Texas Bionews]

fcadf uYEsQi Vk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot