A ideia de displays verdadeiramente flexíveis nunca fica chata, e agora a LG criou a sua maior tela flexível: um painel OLED de 18 polegadas que se curva até virar um tubo com 3 cm de diâmetro.
Na parte de trás, o protótipo usa um novo filme de poliamida – em vez de plástico comum – para ficar mais fino e mais flexível. Ele tem resolução de 1200 x 810 pixels, o suficiente para nos fazer sonhar com tablets enroláveis e dobráveis.
Mas a LG tem mais na manga. In-Byung Kang, chefe de pesquisa e desenvolvimento, afirma que “em 2017, vamos desenvolver com sucesso um painel OLED Ultra HD flexível com mais de 60 polegadas”. Sim, uma tela 4K para TVs que se pode enrolar – resta ver se o televisor será flexível também.
>>> De tablets a TVs, o que vem por aí nas tecnologias de telas
Dispositivos flexíveis ainda devem demorar um pouco para chegar ao mercado; o presidente da Corning Glass prevê que isso deve acontecer em 2016. (A empresa criou o Willow Glass, vidro flexível que pode ser enrolado como plástico.) A Samsung, por sua vez, promete oferecer dispositivos com telas dobráveis já em 2015.
Por enquanto, temos apenas dispositivos com tela curva, como o LG G Flex e o Samsung Galaxy Round. Ao usarem plástico na tela, eles ficam mais leves e um pouco mais duráveis, resistindo melhor a quedas – exceto se houver uma camada de vidro por cima, caso do G Flex.
No ano passado, a Samsung mostrou um protótipo de smartphone no qual a tela se estende até a borda direita, permitindo ver notificações. Alguns meses depois, uma empresa japonesa fez o mesmo. Será este o passo intermediário até dispositivos realmente flexíveis? [Engadget]
O post Esta tela enrolável de 18 polegadas é ideal para futuros dispositivos grandes e flexíveis apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.