X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este é o som do bóson de Higgs


Parece que os dados do CERN, que podem revelar a existência do bóson de Higgs, só foram usados para desconfiar da possível descoberta. Que nada: claro que alguém pegou esses dados e os transformou em música.

De acordo com o Discovery News, cientistas da rede europeia de pesquisadores GÉANT decidiram analisar o aumento e queda nos níveis de energia vindos do LHC e correlacionar esses valores a notas musicais. O resultado é algo semelhante à habanera, música popular cubana do século XIX.

 

 

Para transformar os dados em som, cada semicolcheia corresponde a um aumento de 5 gigaelétron-volts (GeV). A detecção da partícula que pode ser o bóson de Higgs, em cerca de 126 GeV, foi então expressa por um pico de três notas altas (no ponto 3,5s da gravação).

Este ponto que corresponde à nova partícula é representado pela nota musical “fá” duas oitavas acima do “fá” anterior; um “dó”, a nota mais aguda na música (também duas oitavas acima do “dó” seguinte) que representa o pico do possível bóson de Higgs;  e um “mi”.

Resumindo, mais energia significa que a nota musical fica mais aguda; com menos energia, ela fica mais grave. O som mais agudo que você ouve é o possível bóson de Higgs. Mas só traduzir a física em música não foi o bastante para estes pesquisadores, então eles colocaram um baixo e percussão também. Tem gente que nunca fica satisfeita, viu. [GÉANT via Discovery via Explore]

cbe di
cbe gSVEjWBvZo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot