X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estudo mostra dados da internacionalização dos pequenos


Pesquisa do Sebrae aponta motivações e barreiras que influenciam na exportação de produtos e serviços mineiros

Estados Unidos, Argentina e China são o principal destino dos produtos e serviços exportados por micro, pequenas e médias empresas mineiras. Dos empreendimentos no estado que vendem para outros países, 51% são de micro e pequeno porte, no entanto, representam apenas 0,8% do valor total exportado. As barreiras e as motivações que impulsionam os pequenos negócios a exportarem são apontadas pela pesquisa do Sebrae em Minas Gerais sobre a Internacionalização dos Negócios.

De acordo com a pesquisa feita com 245 empresários mineiros, as principais dificuldades internas encontradas para exportar são: custo alto em transporte e serviços (63%), dificuldade em oferecer crédito aos clientes (48%) e problema para exercer um controle efetivo sobre os intermediários (46%). Já as barreiras externas levantadas foram: variação na taxa de câmbio (66%), concorrência externa (63%) e os trâmites para exportar (58%).

Por outro lado, os empresários informaram que as principais motivações para comercializar no exterior são a demanda internacional frequente por seu produto e serviço (47%), expansão do negócio (41%) e a diversificação do mercado (29%).

Em relação a gestão do negócio, o estudo destacou tanto os aspectos que favorecem, como que vão na contramão da exportação. Entre os pontos fortes das empresas estão o foco na oferta de novas linhas de produtos e serviços e a utilização de estratégias competitivas. Já a tendência de favorecimento de projetos de baixo risco com rendimento certo, a postura cautelosa diante das incertezas e a propensão para desenvolver projetos de baixo risco são aspectos que desfavorecem a exportação.

Para os próximos cinco anos, as metas das empresas exportadoras envolvem: expansão dos negócios por meio de novos investimentos, atendimento a novos mercados e aumento da participação no mercado interno. A pesquisa também avaliou o perfil do empresário e da empresa que exporta. De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados são homens, em média com 41 anos e em sua maioria (80%) possuem graduação ou pós-graduação completa. Além disso, a participação de familiares na gestão do negócio é expressiva (55,5%) e 41% têm mais de 20 anos de mercado.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot