Se você é mulher, responda à seguinte pergunta: quantas vezes você já foi xingada ou sofreu algum tipo de abuso no trânsito pelo simples fato de ser mulher? No Perú, essa situação é mais comum do que se imagina, o que acabou inspirando a criação de El Guantazo, também chamado de The Big Punch – o grande soco. A ideia? Incentivar a mulherada a defenderem seu território.
O veículo dirigido pela ex-jogadora de vôlei e técnica Natalia Málaga – reconhecida pelo seu temperamento forte – foi criado pela agência Independencia para a Everlast, que tem no público feminino seu maior número de consumidores. Em forma de uma luva de boxe, El Guantazo era acionado pelas redes sociais: se uma mulher sofria abuso, ela usava a hashtag #guantazo para dizer a placa e a localização do motorista machão. Ao encontrá-lo, Natalia “socava” o motorista.
Apesar de engraçada, essa ação me lembra um pouco aquele vídeo do VH1 sobre bullying, incentivando as pessoas a se vingarem. Pode não ter sido a intenção, mas está aberto a interpretações. E, no trânsito, uma atitude dessas pode ser fatal.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie