X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ex-Anonymous e informante do FBI ajudou a coordenar ataques cibernéticos no Brasil


Em 2011, o hacker Sabu – um dos membros mais proeminentes do LulzSec – coordenou grandes ataques contra PayPal e MasterCard. Mas, no ano seguinte, ele foi preso pelo FBI e já colaborava com as investigações. E de acordo com o New York Times, ele foi associado a uma série de ataques cibernéticos internacionais – inclusive no Brasil – possivelmente sob ordens do FBI.

O NYT escreve que, em 2012, Sabu explorou uma vulnerabilidade de hospedagem na web e orientou outros hackers a extraírem dados – “de registros bancários a informações de login” – em servidores de governos estrangeiros. Os dados foram então enviados para um servidor monitorado pelo FBI. Segundo o jornal:

Os documentos não indicam se o FBI ordenou diretamente os ataques, mas sugerem que o governo americano pode ter usado hackers para obter informações do exterior, mesmo enquanto investigadores estavam tentando desmantelar grupos de hackers como o Anonymous, e mandar ciberativistas para longas sentenças na prisão.

Sabu, cujo nome real é Hector Xavier Monsegur, foi descoberto após uma investigação do FBI. Ele foi detido e, aparentemente, decidiu se tornar um informante para reduzir sua pena e assim ficar menos tempo longe dos filhos. Graças à sua colaboração, pelo menos seis hackers do LulzSec foram presos.

De acordo com documentos judiciais, Monsegur orientou Jeremy Hammond – então membro do Antisec – a explorar vulnerabilidades em sites de governos ao redor do mundo, inclusive do Brasil. Isso aconteceu no início de 2012, quando Sabu já havia sido preso, e passado meses colaborando com o FBI. Segundo o NYT:

… a lista de alvos era extensa e incluía mais de 2.000 domínios de internet. O documento diz que Monsegur instruiu Hammond a invadir sites do governo do Irã, Nigéria, Paquistão, Turquia e Brasil e outros, como os da Embaixada da Polónia na Grã-Bretanha e do Ministério de Eletricidade no Iraque.

Os documentos também dizem que Sabu instruiu um grupo hacker brasileiro, conhecido como Havittaja, a atacar sites nacionais. Eles se dizem responsáveis por derrubar sites de governos do Distrito Federal e Rio de Janeiro no início de 2012, e pela invasão do site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo o G1, em muitas dessas invasões, Sabu aparece nos “agradecimentos especiais” do grupo.

Hammond cumpre pena de 10 anos. A identidade dos membros do Havittaja ainda não foi descoberta. E Sabu ainda não recebeu pena: a audiência judicial para definir quantos anos ele ficará na prisão é constantemente adiada. Acredita-se que ele ainda seja um informante do FBI. [New York Times]

bafc YBJLgbwQFvQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot