O Facebook quer cada vez mais se apresentar como uma poderosa ferramenta para todas as pessoas do mundo. Agora ele lança o FBNewswire, uma área para jornalistas encontrarem a notícia em meio a todo o chorume diariamente compartilhado pela rede social.
Em um post no blog do Facebook, o diretor de parcerias de mídia do Facebook, Andy Mitchell, destacou como a rede social pode ser uma plataforma para jornalistas encontrarem notícias. E, com o FBNewswire, o Facebook pretende reunir o que há de conteúdo relevante sobre acontecimentos globais e que foi compartilhado pelo Facebook. É basicamente uma maneira mais fácil de encontrar posts, vídeos e fotos feitas por pessoas sobre assuntos determinados, tudo já preparado para ser colocado em notícias de veículos pelo mundo inteiro.
Um dos exemplos citados por Mitchell envolve o caso da balsa coreana naufragada: o vídeo abaixo foi compartilhado pela Guarda Costeira da Coreia do Sul no Facebook.
Outro exemplo? O diretor Peter Jackson anunciou pelo Facebook a alteração do nome do filme que encerra a trilogia O Hobbit – agora ele se chamara “The Battle of the Five Armies” em inglês (A batalha dos cinco exércitos).
O trabalho do FBNewswire, portanto, é bem simples: ver o que de importante foi compartilhado pelo Facebook e publicar em um único lugar para facilitar a vida daqueles jornalistas que passam horas navegando pela rede social atrás de notícias.
O conteúdo dessa nova página é controlado pelo Storyful, um agregador de notícias em mídias sociais recentemente comprado pela News Corp, de Rupert Murdoch. Por enquanto ele só exibe conteúdo em inglês, e não há informação sobre a possibilidade das postagens serem feitas também em português no futuro. Você pode seguir o FBNewswire pelo Facebook mesmo, ou pelo Twitter. [Facebook via TechCrunch]