Diretamente, eles ganham (muito, muito mesmo) dinheiro com empresas. Indiretamente, ganham muito mais com as pessoas – afinal de contas, somos nós os clientes potenciais de todos os que lá anunciam, né verdade? Mas agora parece que Mark Zuckerberg tá fazendo cosplay de monstrinho do PacMan e quer abocanhar mais e mais e… um pouco mais ainda :/
É gente, o Facebook agora poderá cobrar de você, usuário, caso decida retirar de sua página algum anúncio e personalizar sua Timeline com uma estética publicidade-free. A notícia foi dada pelo DailyDot.
Isso porque foi registrada uma patente por eles chamada Paid Profile Personalization (PPP) – “Perfil Personalizado e Pago” – que poderá em breve ser, ou não, acionada. E aí, se você quiser retirar anúncios naquela barra da direita de sua página, terá que pagar por isso (hoje, é possível simplesmente ocultar o anúncio e pedir para que as demais propagandas daquela empresa não apareçam mais no seu perfil).
Ficam algumas questões.
Primeiro, as práticas:
- Esses anúncios realmente incomodam os usuários do Facebook?
- Alguém aí já ocultou algum?
Segundo, as existenciais:
- Não somos todos obrigados, de um jeito ou de outro, a ver anúncios por todos os lados?
- Quanto custa uma vida com e sem eles?
Bem, fato é que o Facebook ainda não anunciou quando essa cobrança vai começar (e se ela vai começar) a acontecer. Mas já é um sinal dos tempos.