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Implementando a cultura de mídias sociais nas empresas


Entenda a importância de implementar a cultura das mídias sociais entre na sua empresa e como garantir o engajamento dos funcionários

Há uma série de artigos por aí – e aqui no YOW também – falando sobre o que  a sua empresa deve fazer sobre a sua estratégia de mídias sociais.

No entanto há muito pouca informação sobre como capacitar pessoas que irão representar a sua empresa nas mídias sociais.

E como as mídias sociais são um lugar tão aberto e público, a sua empresa está correndo o risco potencial cada vez que os seus representantes se engajam em campanhas sociais.

Na ARAMAK, uma multi-bilionária empresa de alimentos, instalações, uniformes e um treinamento sobre as mídias sociais são a camada mais importante sobre uma estratégia de mídias sociais que utiliza contato ao longo de 250 mil funcionários.

As empresas têm a sua própria estratégias de mídias sociais. Mas todas elas remetem ao que estamos realizando em nosso negócio.

Mas, realmente, as nossas estratégias em mídias sociais afetam todas as partes de nossa força de trabalho – e não apenas equipes de marketing, mas como vendedores, funcionários da linha de frente, gerente, caixas e por que não cozinheiros, faxineiras e etc.

Todos os funcionários afetam as estratégias de nossa empresa nas mídias sociais.

Assim, você pode imaginar o quão difícil pode ser para treinar os funcionários em toda a sua empresa. Por onde começar?

O nosso conselho é agrupar os funcionários de sua empresa da maneira mais simples possível. Nós recomendamos algo em 3 níveis: conscientes, ativos e experts.

Agrupe seus funcionários em 3 níveis básicos de conhecimento sobre a estratégia de mídias sociais da sua empresa.

Agrupe seus funcionários em 3 níveis básicos de conhecimento sobre a estratégia de mídias sociais da sua empresa.

Usuários consciente precisam saber que a empresa está ativa nas mídias sociais e qual é a estratégia para se engajar com consumidores, usuários e funcionários.

A ideia é construir um guia introdutório sobre as mídias sociais e exigir que todas as pessoas da sua empresa leiam o guia para entender a estratégia de mídias sociais.

O módulo introdutório não é limitado aos usuários iniciantes. Os usuários ativos – gestores da comunidade – também passam por esse pequeno guia de aprendizagem sobre a estratégia da empresa nas mídias sociais, bem como uma formação específica relacionada às plataformas de mídia sociais que estarão ativas (por exemplo, Facebook, Twitter e LinkedIn).

Além disso estas pessoas são treinadas também sobre a aplicabilidade da aplicação da estratégia da empresa nas mídias sociais em que eles estão trabalhando.

Já os experts, ou especialistas, são os delegados sociais, que representam o negócio nas mídias sociais e desenvolvem as estratégias para a empresa.

Eles são capacitados em todos os itens que já falamos até o momento, bem como participam de seminários avançados e sessões de treinamento individuais.

Esses usuários não necessariamente tem a mídia social como parte de sua função, por isso é essencial que se tornem especialistas no assunto e tenham o conhecimento para liderar o social em suas tarefas.

A constante evolução do mercado, certamente manteve as equipes de mídias sociais ocupadas com a atualização dos canais e transcrevendo o conteúdo desenvolvido.

Para o desenvolvimento da cultura de mídias sociais ela precisa ter uma abordagem híbrida na forma com que o conhecimento é passado adiante nas empresas.

Os funcionários precisam liderar a estratégia de mídias sociais das empresas, não apenas aprender sobre elas.

Os funcionários precisam liderar a estratégia de mídias sociais das empresas, não apenas aprender sobre elas.

Além de incentivar o aprendizado e criar uma consciência social, é preciso criar recursos e guias de referência sobre alguns temas pontuais (como a nova timeline do Facebook, ou como podemos utilizar o Vine em nosso negócio), treinamentos em tempo real, parcerias e visitas externas.

O objetivo comum precisa ser manter o conteúdo em toda a empresa. Todas as pessoas precisam entender o papel que as mídias sociais desempenham na estratégia da empresa, e a sua importância para os resultados positivos.

Muitas vezes o tamanho da empresa e a sua regionalização pode tornar esse trabalho mais difícil. Mas, ainda assim, é possível criar uma cultura colaborativa e consciente por toda a empresa.

E, quando a estratégia de mídias sociais já estiver espalhada por toda a empresa, todos começam a ganhar. Dos executivos até os gestores de comunidade online. Essa é uma história em que todos podem ajudar a alcançar um melhor resultado.

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Este artigo foi adaptado do original, “Mitigating Risk in Social Media Engagement”, do blog do Brian Solis.

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