X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Facebook quer espalhar mil drones no mundo para levar internet a todos os lugares


A gente já sabia que, este ano, o Facebook iria testar drones para levar Wi-Fi a áreas remotas. Faltava saber como isso iria funcionar, e mais detalhes foram revelados durante a conferência F8.

Segundo o Wall Street Journal, o Facebook vai testar um drone movido a energia solar no terceiro trimestre. Ele se chama Aquila, tem a envergadura de um Boeing 737, mas tem o peso aproximado de um carro pequeno – está na imagem acima.

Por ser grande, o drone poderá ter muitos painéis solares e voar por longos períodos de tempo – até três meses, de acordo com o New York Times. Ele também ficaria em altitudes elevadas, entre 18 km e 27 km do solo, fora do alcance de balões meteorológicos e de outras aeronaves.

A ideia é criar uma frota de até mil drones para conectar as pessoas à Internet. E em lugares muito remotos, o Facebook usaria satélites.

No ano passado, o Facebook comprou a Ascenta, empresa britânica cujos fundadores ajudaram a criar o Zephyr, drone movido a energia solar que voou por duas semanas e quebrou recordes em 2010.

E no início deste mês, o Facebook já testou um drone menor, com cerca de um décimo do tamanho do Aquila. Isto faz parte do projeto Internet.org, para oferecer acesso à rede em países pobres.

Ainda há alguns desafios a superar: Jay Parikh, vice-presidente de engenharia do Facebook, diz ao WSJ que a tecnologia solar e a bateria necessárias no drone Aquila só foram desenvolvidas recentemente, então ainda precisam de muitos testes para mostrarem que são robustas.

Além disso, o Facebook precisa garantir a segurança do drone, e definir como ele vai se comunicar com outros drones. Também é preciso formar parcerias com operadoras – a rede social não vai oferecer internet sozinha.

Mas o Internet.org já traz resultados em áreas menos convencionais: graças à iniciativa, cerca de sete milhões de pessoas podem usar serviços básicos da web – incluindo o Facebook, é claro – em sete países.

O Google tem projetos semelhantes para espalhar internet pelo mundo usando drones, além de balões (Project Loon) e satélites – eles compraram a empresa Skybox Imaging no ano passado.

[Wall Street Journal; New York Times via Engadget]

Imagem: conceito do drone do Facebook por Harvest Zhang/Facebook

O post Facebook quer espalhar mil drones no mundo para levar internet a todos os lugares apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bba k IIv jTMIM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot