X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

FAKES DA INTERNET SOB ATAQUE: DONA HELIODORA, PERFIL NO FACEBOOK E TWITTER, É TIRADO DO AR!


ed donaheliodora deletadadotwitter

Bárbara Heliodora é a mais consagrada (e temida) crítica de teatro do Brasil. Vai completar 90 anos no próximo mês de agosto e certamente não é muito dada a entrar em redes sociais. Mas um perfil paródia de Dona Heliodora, como ela é conhecida, há quase três anos fazia a alegria de quem admira seu trabalho e, claro, sabe rir da imagem de carrasca que ela carinhosamente conquistou ao longo dos anos. Mas desde a noite desta segunda-feira (4), Dona Heliodora sumiu do Twitter e do Facebook e deu espaço a uma tal de Dona Shakespeare.

Isso porque desde o fim da semana passada, o criador da conta, Felipe Barenco, confesso admirador do trabalho de Bárbara Heliodora, foi contactado pela filha da crítica, Patrícia Bueno, e intimado por ela a tirar tanto o perfil do Face quanto do Twitter do ar. Caso contrário, os advogados dela iriam entrar em ação. “Sempre deixei muito claro que era uma personagem, nunca me fiz passar por ela”, afirma Felipe, que também está procurando ajuda de advogados agora. Do outro lado, se alega que o perfil fazia “chacotas” com o nome da crítica.

O que aconteceu depois disso?

ed Heliodora

Felipe teve que criar um novo perfil no Facebook e trocou o nome do perfil no Twitter.

O fato dispara mais um alerta em casos que envolvem direito de imagem na internet. Pessoas que se sentiram “usadas” pela webz agora se voltam contra ela. Tipo o TechnoViking e a Irmã Zuleide, casos de imagens que se tornaram virais na internet e agora estão sendo julgados em tribunais. Ainda assim, nenhum deles contempla o exemplo do perfil paródia.

Curiosamente, outros perfis fakes que fazem sátiras de personagens – como não amar Dilma Bolada ou Nair Bello? – nunca tiveram qualquer tipo de problema com as pessoas de quem parodiam (e olha que estamos falando nesse meio da presidenta do Brasil!) e mesmo a política do Twitter deixa claro que “os usuários do podem criar contas de paródia, crítica ou de fã (inclusive interpretando papéis).”

Acho que isso foi uma bobeira, não estava agredindo ninguém“, ressalta Felipe.

Em memória à @donaheliodora, aqui o top 5 dos melhores perfis de paródia no Twitter:

 

ed Dilma Bolada

 

edbfeae Nair Bello

 

aa Dark Ronaldo

 

aa Cleber Machado

 

aa Hebe Camargo

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot