X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Falha de segurança “tão grande quanto Heartbleed” deixa internet vulnerável a ataques


Este ano, foi detectada uma assustadora falha que atinge diversos sites na internet. Apelidado de Heartbleed, o bug minava a segurança dos usuários – e foi até usado pela NSA para coletar dados.

Agora, temos mais outra falha profunda para nos preocupar: o ShellShock. Ele permite a hackers rodar qualquer código assim que um programa é aberto, e impacta diversos servidores na web.

Trata-se de uma falha no Bash, um shell (terminal de linha de comando) bastante usado em sistemas operacionais baseados no Unix – no caso, Linux e OS X. Assim que se abre o shell, o bug permite que um código malicioso seja executado.

A falha existe nas variantes do Linux há um bom tempo. Algumas delas – Debian, Redhat, Fedora – ensinam como resolver o problema, mas avisam que a solução é apenas parcial por enquanto. A Apple, por sua vez, ainda não divulgou uma correção para o OS X. (Você pode seguir estas instruções para ver se seu Mac está vulnerável.)

Mas mesmo que exista a atualização, implementá-la será mais difícil, já que a falha atinge uma gama ampla de servidores. Ela também afeta dispositivos conectados à internet – já vulneráveis a hackers – exceto se usarem o BusyBox, que tem um shell diferente.

O especialista em segurança Robert Graham diz que o ShellShock é “tão grande quanto o Heartbleed”: ele “está em tantos lugares que nós realmente não podemos erradicar tudo”. Graham fez um teste e encontrou 3.000 sistemas vulneráveis e conectados à internet.

E só conseguiremos medir o impacto dele daqui a um bom tempo. O pesquisador Nicholas Weaver diz ao The Verge que esta falha é “sutil, grave, e estará conosco por muitos anos”. [Robert GrahamEngadgetThe Verge]

Imagem por Robert Graham

O post Falha de segurança “tão grande quanto Heartbleed” deixa internet vulnerável a ataques apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ba qgajWrjF

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot