X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Finlândia vai acabar com divisão por matérias nas escolas? É mentira


Nós nos interessamos bastante por educação, seja para divulgar iniciativas como aulas em português no Coursera e Khan Academy, seja para discutir temas mais polêmicos como os salários de professores na USP.

Por isso, ficamos encantados ao nos deparar com a manchete “Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias”. É a interdisciplinaridade levada na prática às últimas consequências! Isso levanta todo tipo de questão: por exemplo, como isso poderia ser aplicado – mesmo que em parte – no Brasil.

Isso também pareceu bom demais para ser verdade – porque, bem, é mentira.

Em um artigo intitulado “O ensino por disciplinas nas escolas finlandesas não está sendo abolido“, o Conselho Nacional de Educação da Finlândia – responsável por toda a educação com financiamento público no país – explica:

A notícia de que a Finlândia vai abolir o ensino de matérias separadas chegou recentemente às manchetes em todo o mundo. O ensino por disciplinas não será abolido, mas o novo currículo para o ensino básico vai trazer algumas mudanças em 2016…

O novo currículo para o ensino básico, que será implementado nas escolas em agosto de 2016, contém algumas alterações que podem ter causado o mal-entendido. A fim de enfrentar os desafios do futuro, o foco está nas competências transversais (genéricas) e no trabalho entre disciplinas escolares… Os alunos devem participar cada ano em pelo menos um desses módulos de aprendizagem multidisciplinar.

Ou seja, as escolas de ensino fundamental vão ganhar pelo menos um projeto interdisciplinar, mas isso fará parte de um currículo tradicional: os alunos ainda terão aulas de finlandês, matemática, biologia, história, entre outros. Em outro texto recente, o Conselho afirma que “as disciplinas escolares ainda têm um papel importante no ensino e no aprendizado”.

A confusão

Como isso acabou se transformando em algo que “pode revolucionar a educação ocidental”, como diz uma manchete?

Tudo começou com uma reportagem do jornal britânico The Independent, que brada:

… a Finlândia está prestes a embarcar em um dos programas de reforma educacional mais radicais já realizados por um país – substituir o “ensino por disciplinas” tradicional em favor do “ensino por tópicos”.

Isso é uma forma exagerada de explicar a mudança. Enterrado no 21º parágrafo do texto, está o que o jornalista realmente quis dizer (grifo nosso):

As escolas finlandesas serão obrigadas a introduzir um período de “ensino baseado em fenômenos” pelo menos uma vez por ano. Esses projetos podem durar várias semanas. Em Helsinque, a reforma está sendo estimulada a um ritmo mais rápido, e as escolas são incentivadas a dedicar dois períodos durante o ano para a adoção da nova abordagem.

Ou seja, as escolas não jogarão fora as disciplinas, mas vão incorporar um – ou dois – projetos interdisciplinares de algumas semanas.

A hipérbole do Independent acabou confundindo todo mundo. No Brasil, a história falsa sobre “o fim das disciplinas” repercutiu no site Rescola, no Brasil Post e na Época Negócios. Claro que isso se espalhou como fogo em palha no Facebook, onde as pessoas adoram conteúdo ruim.

ace On jtmMx

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot