X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Firefox ganha leitor nativo de PDF no desktop e temas no Android


A mais nova versão estável do Firefox agora se equipara aos concorrentes Chrome e Safari em mais um aspecto: leitura de PDFs sem exigir plugin. E no Android, o Firefox agora tem suporte a temas e a processadores menos potentes.

Para quem usa o Firefox no Windows, Mac ou Linux, a maior novidade da versão 19 é o leitor nativo de PDF. Na verdade, ele estava presente no navegador há algumas versões, mas você precisava ativá-lo manualmente – agora ele é o leitor padrão.

A ideia do PDF.js é evitar plugins de terceiros “que poderiam potencialmente expor usuários a vulnerabilidades de segurança”, diz a Mozilla. Faz sentido.

Testamos esta função no Windows, e o Firefox conseguiu abrir vários PDFs sem problemas, mesmo arquivos com muitas imagens. No entanto, como ele converte tudo para HTML5, há uma demora na renderização de cada página, o que pode ser irritante. Isso também leva, às vezes, a uma conversão incorreta de caracteres: “inovação” vira “inovaÁão”, por exemplo. Estes problemas não ocorrem no Chrome.

A Mozilla acredita que o desempenho só deve melhorar à medida que a engine JavaScript fica mais rápida. Até lá, você também pode usar um plugin para ler PDFs.

Enquanto isso, o Firefox para Android agora tem duas novidades principais. Primeiro, o suporte a temas: você pode ir em addons.mozilla.org no seu celular ou tablet, tocar a aba Personas, escolher um tema e salvá-lo tocando no botão “Manter”. Segundo, o suporte a mais dispositivos: agora ele é mais compatível com processadores ARMv6 – presente no LG Optimus One, por exemplo – e pode ser instalado em mais 15 milhões de aparelhos.

Você pode instalar o novo Firefox estável em firefox.com ou no Google Play. [Mozilla Blog via The Next Web]

abfd ZERobCezL

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot