No mundo empreendedor, errar é uma constante. E se você não errou ainda, seguramente irá cometer um deslize em algum momento de sua jornada. Para se ter uma ideia, embora o Brasil seja considerado um dos países mais empreendedores do mundo segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), temos um alto índice de fracassos. Pesquisas divulgadas pelo Sebrae no ano passado, apontam que cerca de 24%das empresas não passam do primeiro ano e que 84 mil fecham suas portas todos os anos só no estado de São Paulo. Mas o que podemos aprender com todas essas histórias de pessoas que não tiveram tanto êxito ao empreender? É justamente para levar esse tipo de aprendizado e compartilhar um pouco dessas experiências que Cass Phillips idealizou a Fail Conference, uma conferência onde os participantes dividem suas histórias de fracasso e aprendizado com o público presente. Abaixo, segue um trecho da entrevista que você poderá conferir na íntegra na ResultsON Pocket #23, que será distribuída na EXPO Y. Lembrando que a Cass Phillips também irá se apresentar no evento, dia 18, às 20h, na Arena Y.
O COMEÇO DE TUDO
Eu já havia produzido ou participado de muitas conferências onde a grande maioria dos palestrantes discutiram tudo o que fizeram de certo e como eles conseguiram transformar suas empresas em grandes corporações. O problema é que não podemos replicar seu sucesso. O que determina o sucesso é o conjunto da obra, como um bom timing, as conexões de sorte e o acaso. É impossível imitar. Mas as falhas são muito mais fáceis de aprender e evitar. Empreendedores podem aprender muito mais a partir dos erros dos outros e assim crescer mais rápido e inovar de forma mais agressiva.
FRACASSO EM VEZ DO SUCESSO
Eu acho que ficar obcecado por suas possíveis falhas e trabalhar somente contra elas, sem uma visão para o sucesso é um caminho igualmente mortal. Você deve estar sempre trabalhando para o sucesso, não contra o fracasso. Mas é perigoso a gente ignorar possíveis falhas. Você deve ter um objetivo final, mas estar preparado, pois o caminho empreendedor é como uma estrada sinuosa e existem armadilhas pelo trajeto.
A VERGONHA DE ERRAR
A vergonha vem do orgulho ou de uma sociedade que valoriza o orgulho e é uma emoção perigosa. Não saberia dizer como isso começou, mas é um ciclo que deve ser evitado. Se as pessoas não compartilham suas falhas, ninguém saberá o que aconteceu de fato. E, na minha opinião, são os grandes líderes e empresários bem sucedidos que devem romper esse paradigma mostrando às pessoas que não há problemas em compartilhar essas histórias, que isso pode acontecer com todos e que podemos superar.
VOCÊ DEVE PARAR E ASSUMIR QUE FALHOU QUANDO:
– Ver que você e sua equipe não estão mais contribuindo com novas ideias e não estão bem alinhados pela mesma causa.
– Você não conseguir definir parâmetros claros de crescimento.
– Não há interesse de investidores nem de formadores de opinião sobre seus serviços.
– Você não conseguir fidelizar seus clientes. que deve ser evitado.
A entrevista completa você confere na próxima edição da ResultsON Pocket #23. O papo com a Cass na EXPO Y acontecerá na próxima segunda-feira, dia 18, às 20h, na Arena Y.