X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Gaste tempo com o que realmente importa: seus clientes


Conversando com muitos dos nossos leitores e usuários, percebemos um padrão interessante nos microempresários: a maioria tem formação técnica, trabalhou na sua área e por isso percebeu que podia abrir sua própria empresa.

Ou seja, essas pessoas costumam fazer a parte técnica muito bem feita, mas ao abrir a empresa percebem que existem outras coisas para se preocupar: a gestão e as burocracias. E aí é que os microempresários costumam pecar, principalmente porque não estão preparados, há muita informação no início e eles precisam resolver quase tudo sozinho.

cdb burocracia

As vezes lidar com burocracias deixa a gente assim

E até conseguem resolver as coisas “na marra”, mas o problema é o gasto excessivo de tempo e energia aprendendo a controlar tudo e fazendo trabalhos extremamente operacionais. A maior consequência disso é deixar de focar no mais importante: os clientes.

Deixar de focar no cliente acaba limitando o crescimento da empresa porque algumas coisas essenciais deixam de ser feitas: atender melhor seus clientes, melhorar os produtos/serviços da empresa e procurar novos clientes.

A questão é que a gestão é extremamente importante. Não cuidar da gestão financeira, dos clientes, e até mesmo a pessoal, faz com que a empresa também não cresça e até morra. E se cuidar, é difícil ter foco e fazer a empresa crescer.

O que fazer então?

O melhor nessa situação é achar um meio termo: otimizar o tempo e energia gasto com as tarefas do dia a dia para focar nos clientes. Para isso temos algumas dicas:

Encontre funcionários especializados

A melhor maneira é ter funcionários bons e especializados que possam te ajudar com essa parte da empresa. Mas sabemos que, principalmente nos primeiros anos, os custos limitam isso um pouco. Por isso é bom ficar atento.

Tenha bons fornecedores/prestadores de serviços

Caso não seja possível contratar alguém, uma boa opção é contratar empresas prestadoras de serviço podem te ajudar com um trabalho especializado. Você pode encontrar fornecedores no Empreendemia de uma maneira bem fácil e com maior confiabilidade. Basta acessar a lista de empresas aqui.

Use ferramentas simples para gestão

Uma outra maneira é usar ferramentas específicas para te auxiliar a fazer as tarefas do dia a dia e economizar tempo. Então o ideal é procurar aquelas que sejam simples e façam o essencial. De um modo geral, as principais áreas áreas são:

  • Organização pessoal – uma lista de tarefas do que deve ser feito no seu dia a dia, assim você se programa e evita gastar tempo fazendo coisas além do programado.
  • Gestão de clientes: controlar seus clientes, agendar tarefas para cada cliente, agendar envio de propostas, contratos, atendimentos, etc
  • Gestão financeira: controlar fluxo de caixa, agendar pagamentos, emissão de nota fiscal e boletos.

É possível encontrar ferramentas gratuitas e pagas. Mas de qualquer maneira, sempre vale a pena pesquisar direito e ver duas coisas: o preço e o as funcionalidades essenciais (com isso consegue ver o tempo que consegue economizar).

Não adianta ter uma ferramenta gratuita mas que não te ajude a otimizar seu tempo, e muito menos uma ferramenta paga super complexa mas que não faça o essencial. O mais importante é encontrar a ferramenta que melhor se encaixa no processo do seu negócio.

Com isso você já consegue retomar o foco e fazer a empresa voltar a crescer como ela deveria.

Na parte de gestão financeira, conhecemos e utilizamos uma ferramenta chamada ContaAzul. Você pode testar gratuitamente e tem desconto de 50% se usar o código EMPREENDEMIA (assim mesmo, tudo maiúsculo). Veja mais informações sobre o ContaAzul aqui.

Já que estamos falando sobre ter mais cliente, uma ferramenta que te ajuda a encontrar novos potenciais clientes é o Empreendemia. Já criou o seu perfil gratuitamente?
Para criar, clique aqui.

Abraços,

Gabriel (otimizando o tempo para focar nos usuários e leitores do Empreendemia)

————————————————————

Veja também:

  1. O tempo do empreendedor vs. o tempo do funcionário
  2. Dica diária ao empreendedor 16: Peça mais clientes aos seus clientes
  3. Os 6 mandamentos para você organizar o seu tempo


cdb

cdb fDMLKmESJQ

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot