X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Gestão Financeira: o guia completo


Guia financeiro

Depois de escrever muitos (muitos mesmo!) artigos sobre gestão financeira, resolvemos compilar os principais num lugar só, facilitando a vida de quem precisa não só entender do zero, mas também de quem quer um material completo para se aprofundar nos detalhes.

Veja abaixo os principais temas relacionados à gestão financeira de uma micro ou pequena empresa, já com os links para os artigos específicos:

Planejamento e orçamento

Como qualquer área de gestão, o primeiro ponto em finanças também é planejar. Veja aqui os 3 passos essenciais para um planejamento sem enrolação.

Além do planejamento em si, um ponto também essencial é entender o que é o orçamento e ter um orçamento definido para os gastos da sua empresa.

Afinal, você entraria em um avião sem um plano de vôo?

Organização financeira: fluxo de caixa

Apesar desse ser o 2º ponto, encare-o com importância igual ao 1º, isso porque sem ter um bom fluxo de caixa, o seu planejamento financeiro de nada serve.

Esse é um assunto tão importante que dividimos em duas etapas:

  1. O que é fluxo de caixa e entendendo seus elementos;
  2. O dia-a-dia: como fazer o fluxo de caixa da melhor forma.

Capital de giro

Este é um termo muito falado, mas nem sempre entendido, por isso comece entendendo o que é capital de giro e como gerenciá-lo.

Assim, você conseguirá absorver melhor os conceitos para otimizá-lo, e também sobre como lidar com a baixa do capital de giro em sua empresa.

Precificação

Independente de você vender produtos ou serviços, o legal é começar com 4 fundamentos gerais de precificação.

Mas, se você oferece serviços, sabe que a precificação é um pouco mais complicada, por isso temos o ótimo artigo Como precificar Serviços.

Como receber pagamentos

Esse é um ponto que tem mudado muito nos últimos anos, mas alguns fundamentos sempre se mantém. Por isso, recomendamos os conceitos sobre Frente de Caixa e métodos de pagamentos e, claro, o artigo específico sobre pagamentos online.

Como empreendedores recebem dinheiro

É incrível a quantidade de empreendedores que cometem erros por simples falta de informação. Infelizmente, esses erros normalmente causam multas graves por falta de pagamento de impostos.

Para ajudar nisso, veja aqui o que todo empreendedor precisa saber sobre pró-labore e distribuição de lucro.

Impostos, perfis tributários e burocracias

Pelo infeliz plural, vamos pontuar:

2 outros pontos essenciais

Finanças pessoais e tempos difíceis

Muitas vezes é difícil separar as finanças pessoais das da empresa, por isso controle também muito bem o seu dinheiro, empreendedor. Afinal, qualquer empresa, principalmente no começo, pode ter problemas de faturamento, por isso conheça formas de se preparar para épocas de vacas magras.

O que NÃO fazer

Depois de empreender por muitos anos e falar com milhares de micro e pequenos empresários, levantamos uma lista dos 5 pecados capitais em finanças e contabilidade para PMEs.

Abraços,
Luiz Piovesana (o gestor financeiro)

Obs.: Outro ponto a se levar em conta é a assessoria que o seu banco pode te dar.

Por exemplo, para auxiliar sua empresa, com orientações técnicas, o  Banco do Brasil conta com profissionais treinados para prestar assessoria acerca das soluções de crédito e serviços mais adequadas às necessidades da empresa, de forma a proporcionar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

E ainda, no BB, você pode contar com uma solução para o gerenciamento do fluxo financeiro de sua empresa de forma simples e segura. Por meio do Gerenciador Financeiro, a internet banking do BB, sua empresa tem acesso à opção Fluxo de Caixa. A ferramenta permite projetar e visualizar a situação de caixa para qualquer data, o que fornece informações auxiliares à tomada de decisões. Saiba mais.

p.S.: Esse artigo foi patrocinado pelo Banco do Brasil. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

Créditos da imagem Shutterstock

 

The post Gestão Financeira: o guia completo appeared first on Saia do Lugar.

fbd SaiaDoLugar i EKOuIksAyc vhlAE ClWIE DDqBpKExk

fbd EKOuIksAyc

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot