X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Giz Debate] As promessas do candidato Eduardo Jorge (PV) para ciência e tecnologia


No dia 5 de outubro, você tem um compromisso: ir às urnas para escolher os nossos representantes. Para ajudá-lo nessa árdua missão, preparamos uma série especial de reportagens com o que os principais candidatos à presidência têm a dizer sobre as áreas que cobrimos aqui no Gizmodo. Afinal, a gente sabe que há uma série de motivos para votar ou não num candidato — e um desses motivos pode ser a abordagem que cada candidato dá para o desenvolvimento da tecnologia e da ciência no Brasil. Leia mais sobre a proposta do Giz Debate.

O candidato do PV ao Planalto, Eduardo Jorge, é uma figura no Twitter e seu programa de governo, nas palavras dele próprio, “é bem radical”. Fiel à premissa do partido pelo qual disputa o pleito, o programa foca firmemente na sustentabilidade, mas não esquece de outras áreas de grande interesse para eu, você, nós dois.

Ou melhor, de quase todas. Uma, a que estamos cobrindo nessa série de reportagens, não ganhou atenção no programa de governo oficial da candidatura do PV: tecnologia, ciência e inovação.

>>> Entenda o Giz Debate
>>> Veja as propostas de Dilma Rousseff para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Marina Silva para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Aécio Neves para Ciência e Tecnologia
>>> Veja as propostas de Pastor Everaldo para Ciência e Tecnologia

Nas 31 páginas do documento não há menção à “Internet”, apenas três menções a “tecnologia” e duas a “ciência” — e uma de cada, no nome do Ministério da Ciência e Tecnologia que engloba, ainda e entre parênteses, indústria, comércio e mineração.

O único ponto que o programa aborda a respeito das áreas tratadas na nossa série é democracia direta. O programa de Eduardo Jorge promete prioridade na tramitação legislativa de iniciativas de leis populares, normas mais flexíveis para consultas populares por meio de plebiscitos e possibilidade de ouvir as pessoas por via eletrônica (“internética”, assim, com aspas mesmo). O objetivo é agilizar, ampliar e tornar mais sustentáveis, do ponto de vista orçamentário, as consultas e debates sobre problemas das cidades.

O que diz o especialista, Ronaldo Lemos: “Esse é um bom ponto. Faltou exemplificar. Países como a Estônia, por exemplo, já implementaram o voto por celular e estão caminhando para usar a tecnologia como forma de ampliar a participação de forma permanente. É algo que pode ser explorado para ampliar o alcance da democracia, mas sem concorrer com ela.”

O que diz o especialista, Luiz Fernando Marrey Moncau: “No programa de governo de Eduardo Jorge, a tecnologia está primordialmente associada à sustentabilidade, ainda que as propostas não contenham grandes detalhes (ex: incentivar a pesquisa e uso de novas tecnologias para o setor madeireiro, tornando o país líder em exploração sustentável das florestas tropicais).

Questões cruciais para o ambiente digital, como privacidade e direito autoral não são mencionadas. A palavra internet não é mencionada uma única vez no programa de governo, mas apenas nas diretrizes programáticas do partido, que fala em consultas públicas por via eletrônica.”

***

Ronaldo Lemos é advogado, professor e pesquisador, especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual.

Luiz Fernando Marrey Moncau é advogado e vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas – Direito, no Rio de Janeiro.

O post [Giz Debate] As promessas do candidato Eduardo Jorge (PV) para ciência e tecnologia apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ada uhS L  qnM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot