Desde o seu lançamento, tem sido escrito e especulado muito sobre o Google Plus. Há muitos elogios a imagem e características, especialmente os círculos. Algo que provavelmente nunca será superado no Facebook.
Independentemente de como evolui, o Google detém o recorde de crescimento mais rápido na história das redes sociais. Como mostrado no gráfico, o Google + totalizou mais 16 milhões de seguidores nos primeiros 15 dias desde o seu lançamento. Twitter e Facebook, no entanto, levou mais de dois anos para chegar a este número de usuários.
- Que vantagens oferece o Google + em comparação com outras redes sociais como o Facebook ou Twitter?
Aqui estão algumas das principais vantagens e desvantagens para os usuários, bem como para empresas que querem integrar a partir do Google Plus em sua estratégia de marketing online.
Privacidade
Uma das principais desvantagens das atuais redes sociais é que não se distinguem o tipo de relacionamento que temos com os nossos “amigos”. Parece óbvio que o tipo de conversa com um amigo e nosso chefe não será o mesmo. Google mais fornece uma solução para este problema graças a “círculos”.Com os “círculos”, dividimos nossos contatos por tipo de relacionamento que temos com cada um.
Pesquisas
Outra novidade da nova rede social do Google é a ferramenta “Sparks”, que se destaca, assim como outras características distintivas desta rede. Com ela, podemos realizar buscas no Google e compartilhá-los com a nosso “círculos” no local.
Integração com as ferramentas do Google
Outra grande virtude do Google, em comparação com seus concorrentes, é a capacidade de integrar todas as suas ferramentas. Além disso, o Google tem built-in da barra de ferramentas Google. Isto permite ao usuário acessarem seus e-mails ou documentos do Google sem sair da página. O Google Plus integra também um painel drop-down com acesso a conta do usuário do Gmail e busca de vídeos no Youtube.
Chat e vídeo (Hangouts)
Esta ferramenta, que já está integrada com o Gmail, representa uma melhoria em relação a outras redes sociais. Google permite que os usuários conversem por chat ou videoconferência.
Usuários do Android estão com sorte. Google lançou recentemente o “Huddle”, que tem a mesma funcionalidade que outros aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
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Marketing digital com Google +
Recentemente, o Google liberou a ferramenta para criação de página de negócio. Aqui estão algumas das principais oportunidades das páginas do Google Plus para o desenvolvimento de ações demarketing digital.
Conexão direta com os usuários
O badge ou widgets do Google + permite que você ligue o site da nossa empresa com Google +. Graças a este aplicativo, os usuários podem adicionar a nossa página aos seus círculos + e ter acesso as nossas notícias a partir da mesma plataforma.
Reputação on-line e SEO
Em agosto passado, o Google modificou o seu algoritmo para a introdução do sistema Google Panda que premia sites que têm conteúdo de qualidade, e penaliza aqueles que desenvolvem práticas questionáveis. Eis que também entra em cena o botão +1.
Graças ao botão ‘+1′, os usuários podem classificar conteúdos que podem ser do maior interesse, que por sua vez afetam os resultados do mecanismo de busca. Esta iniciativa é uma forma de recompensar aquelas páginasque publicam conteúdo de qualidade e relevante para o usuário.
Segmentação das mensagens
A segmentação é uma das ferramentas mais importantes no mix de marketing atual. Graças aos “círculos” do Google +, qualquer empresa será capaz de categorizar seus seguidores, seja por tipo de cliente, idade, sexo, e adaptar o tipo de mensagem para cada um deles.
Ferramenta multi-canal
Como mencionado acima, além de bate-papo e Google incorporou recursos de videoconferência. Estes tipos de ferramentas ampliam o leque de possibilidades de comunicação entre empresa e cliente. As possibilidades são infinitas. Por exemplo, podemos usar o bate-papo como um ‘contactcenter’ e responder em tempo rela as dúvidas de nossos clientes.
Por outro lado, o papel do vídeo também oferece muitas possibilidades. Por exemplo, a possibilidade de apresentar os últimos lançamentos da empresa, emitir comunicados de imprensa, ou negar os rumores publicamente.
Espero que este artigo tenha sido útil.
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