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Google lança serviço de pesquisa online


Google lança serviço de pesquisa online

O Google lançou essa semana o Google Consumer Surveys, um serviço voltado para o segmento de painéis online de pesquisa, que tem como foco gerar resultados para pesquisas detalhados sobre qualquer coisa que você ou sua empresa queira descobrir, seja para um produto ou serviço. O serviço funciona de modo simples e muito objetivo: em quatro etapas são explicadas as principais vantagens e benefícios da plataforma, assim como o serviço se diferencia da concorrência.

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  1. Definição da(s) pergunta(s), público-alvo (gênero, localização, idade ou dados específicos) e quantas respostas deseja, criando desta forma os filtros mais precisos e essenciais para o seu negócio; 
  2. As respostas são qualificadas por serem direcionadas ao público correto e, como benefício, ter acesso imediato a conteúdo premium. Realizar uma pergunta por vez aumenta a taxa de conversão para 15-20%, enquanto o mercado possui uma taxa de 0,1-2% de conversão; 
  3. Os editores e sites de conteúdo também ganham quando o visitante responde a uma pergunta, assim todos ganham! Para isso existe um formulário para o editor ou portal se cadastrar e começar a exibir as pesquisas; 
  4. A análise e consolidação das respostas são realizadas pelo Google e apresentada por meio de uma interface online intuitiva. Diferentemente da concorrência, esta nova abordagem gera uma estreita aproximação de uma amostra aleatória da população e resultados que são tão precisos quanto os painéis baseados em probabilidade.
Este é um modelo de CrowndSourcing (com base operacional) que pode oferecer um custo benefício muito bom – cerca de 1/10 do custo de uma pesquisa similar -, dependendo das opções que fizer. Os preços começam em US$ 0.10 por resposta (para público geral) e US$ 0.50 para um público segmentado, além de pacotes a partir de 1500 respostas.
Veja o vídeo de divulgação:

Gostou da solução? Aproveite para ver alguns estudos de caso em que algumas marcas mostram como utilizaram a ferramenta e o resultado obtido.
Por Alexandre Martins,
publicitário, consultor em social media e customer experience. @alemvs1985

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