X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google vs. Amazon: a briga do ano em 2013?


A grande rivalidade de 2013 pode ser entre Google e Amazon: as duas empresas atuam em áreas parecidas e tudo indica que a competitividade entre elas vai aumentar bastante a partir do ano que vem.

A briga entre as empresas acontece em áreas como publicidade online, dispositivos móveis e computação em nuvem. Mas não só isso: elas também vendem conteúdo digital, como livros e filmes.

Recentemente, o Google se uniu a Asus e Samsung para desenvolver tablets – o Nexus 7 e o 10 – e ainda comprou a divisão de dispositivos móveis da Motorola com planos ambiciosos para ela (um super smartphone?). Enquanto isso, a Amazon tem o Kindle Fire. Ele usa uma versão modificada do Android e só tem acesso a uma loja de apps própria da Amazon – ou seja, o lucro vai para a própria Amazon, e não para o Google. No geral, o conteúdo digital oferecido para as plataformas é o mesmo: você consegue comprar livros, assistir filmes e séries, ouvir música e baixar apps. A variedade não é a mesma, mas ainda assim, as duas empresas estão brigando pelo mesmo espaço. Vale lembrar também que a Amazon estreou no Brasil algumas horas depois da Play Store começar a oferecer livros e vídeos por aqui.

Mas a rivalidade entre Amazon e Google começou a ser construída há bastante tempo. A Reuters lembra que Jeff Bezos, o CEO da Amazon, foi um dos primeiros investidores do Google e algum tempo depois ficou sabendo de um projeto para digitalizar catálogos de produtos daquela que era, na época, apenas uma empresa que tinha um poderoso buscador. O projeto cresceu bastante e o Google começou a digitalizar livros para vender versões eletrônicas deles. Alguns anos depois, a Amazon lançou o Kindle e se tornou um nome forte nos livros digitais.

E, em 2013, a Amazon pretende crescer na publicidade digital – uma área bem forte do Google. A gigante do varejo online desenvolveu uma tecnologia que vasculha o histórico de compras e buscas de produtos feitos pelos consumidores dentro da loja para ajudar a mostrar anúncios direcionados a grupo de pessoas. Para quem vende um produto, os dados da Amazon podem ser melhores do que os do Google, já que eles mostram o que você costuma comprar, e não o que você costuma fazer na internet.

Esses são apenas alguns dos fatores que indicam que uma empresa que começou como uma varejista online e outra que criou um poderoso buscador devem protagonizar uma grande disputa a partir do ano que vem. Até agora, Amazon e Google conseguiram dividir o mesmo espaço. Mas chegou o momento que o crescimento de uma pode interferir na outra. E aí, meu amigo, é que a coisa fica feia. [Reuters]

ccbaEB YwcJ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot