X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Grupia quer preencher o vazio deixado pelo fim das comunidades do Orkut


Para muita gente, o fim do Orkut talvez não signifique muita coisa. Afinal, há anos os brasileiros migraram para o Facebook e abandonaram a rede social mantida pelo Google. Mas acredite: o Orkut ainda tem usuários e eles sentirão muita falta da plataforma quando ela for definitivamente desativada. Afinal, não há nada em outras redes sociais que substitua a experiência das comunidades do Orkut.

No final de 2012, o Google introduziu comunidades ao Google+. Na época, escrevi que fiquei animado ao saber da novidade, mas logo me decepcionei: era algo mais próximo aos grupos do Facebook do que às comunidades do Orkut. Não era um ambiente que incentivava a discussão, a troca de informações, as conversas. E é exatamente isso que faz com que o Orkut ainda esteja vivo para muita gente: só ele dá esse espaço para fóruns de discussão, tudo centralizado em um mesmo perfil (o seu).

>>> No futuro, tudo será orkutizado. Porque o Orkut inventou as multidões

Pois bem, com o anúncio do fim do Orkut, os sobreviventes da rede social se desesperaram: para onde levariam as discussões? Eles precisavam de um novo espaço para isso. Aos poucos foram surgindo opções. Uma delas é o VK, rede social russa com imensa popularidade no leste europeu, e que viu uma invasão de usuários brasileiros na última semana – afinal, ela oferece comunidades exatamente como no Orkut.

Entra em ação o Grupia. Trata-se de uma plataforma que ainda está em desenvolvimento – com previsão de lançamento para 30 de agosto, um mês antes do fim definitivo do Orkut. O Grupia quer ser uma rede social de comunidades, de fóruns de discussão – quer ser o que o Orkut ainda era, mas agora sem o risco de ser abandonado pelo Google.

Mas seus desenvolvedores prometem algumas melhorias em relação ao Orkut. Em primeiro lugar, vale lembrar que desde 2011 o Orkut não passava por nenhuma reformulação. O Grupia pode trazer um visual mais moderno, mais adequado para a internet de 2014. E não só isso, ele também já estará adaptado para a revolução que passou batida pelo Orkut: o mobile. O Orkut tinha um app para Android, mas ele não era grande coisa. Os desenvolvedores do Grupia prometem acesso à rede social em qualquer plataforma – seja no PC, no tablet ou no smartphone.

Se você também é um dos futuros órfãos do Orkut, pode se cadastrar para a fase de testes do Grupia pelo site da futura rede social. [Grupia via Blue Bus]

O post Grupia quer preencher o vazio deixado pelo fim das comunidades do Orkut apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bfada SiiLycno

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot