X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] Firefox OS é leve e promissor, mas ainda precisa melhorar


Cerca de um ano depois de a Mozilla anunciar que estava desenvolvendo um sistema operacional móvel, ele parece estar mais próximo de nós – e eu consegui testá-lo por alguns minutos. Mas, apesar de promissor, algo está claro: ele não está pronto.

O Brasil será o primeiro país a receber aparelhos com Firefox OS e a previsão é o segundo semestre deste ano. Ele promete ser barato e o valor de US$ 100 que ouvimos ontem vai ser usado como referência para a definição do preço dele pelo mundo (isso no aparelho básico).

firefoxos1

Mas já falamos bastante dele aqui e aqui. Falemos agora de como é usar o sistema da raposa. Antes de mais nada, é bom ressaltar que usei um aparelho voltado para desenvolvedores, desenvolvido pela espanhola GeeksPhone, com uma versão do sistema voltada para desenvolvedores. Ainda há muito o que ser feito antes do lançamento – como vocês verão ao fim do post, ele travou na minha mão e simplesmente não voltou a funcionar antes de ter a bateria retirada. Outro detalhe é que durante todo o tempo que fiquei com o aparelho nas mãos tive que usá-lo com um adesivo na frente da tela, e isso prejudicou a navegação, já que a tela não respondia perfeitamente aos toques.

O aparelho tinha poucos botões – três na lateral esquerda, sendo dois para controle de volume e um para ligar/desligar e bloquear/desbloquear. Na parte de cima entra o fone de ouvido, e na direita é a porta micro USB para carregar o aparelho. Abaixo da tela um botão luminoso para voltar durante a navegação. É exatamente o mesmo aparelho mostrado na semana passada pela Mozilla e com uma configuração bem modesta – processador de 1 GHz, 512MB de RAM, 4GB de armazenamento interno, câmera de 3 megapixels, entrada para cartão microSD. Ele foi desenvolvido pela GeeksPhone que confirmou o interesse em lançar smartphones no mercado brasileiro – então pode ser que esse não saia, mas aparelhos parecidos podem ser lançados.

firefoxos2

Ao apertar um dos botões laterais, a tela acende. Para desbloqueá-la, basta arrastar uma aba na parte de baixo que dá duas opções: unlock e atalho para a câmera. Como o aparelho testado não tinha nenhum cartão microSD, entrar na câmera não era possível (ele pedia para inserir um cartão de memória).

Desbloqueando a tela, chegamos à home do Firefox OS, que conta com um relógio. Uma faixa no canto inferior da tela tem atalho para alguns apps – no que testamos, os apps eram o telefone, mensagens, contatos, o Firefox e uma espécie de hub com recomendações para o usuário ilustrada por um joinha. Acredito que seja possível personalizar esses atalhos – aliás, não acredito, tenho certeza, já que a Mozilla diz que a interface dele é totalmente personalizável.

Deslize o dedo para a direita para encontrar um outro hub que organiza os apps de acordo com a função deles – os para ouvir música são agrupados, os para ver vídeos também, os jogos, os sociais e assim vai. Deslize de cima para baixo e encontre a tela de notificações, com atalhos para Wi-Fi, 3G, modo avião e as configurações gerais do sistema. Deslizando o dedo para o lado esquerdo surgem mais duas telas que mostram os apps instalados em grade. A interface é bem limpa e a mudança das telas é bem suave – em nenhum momento durante o teste o sistema deu uma engasgada para ir para outra tela.

SONY DSC

Abrir um app também não parece ser problemático. O navegador é o Firefox idêntico à versão de Android. O teclado virtual não é muito diferente do encontrado em outros aparelhos. Há um app para ajudar a controlar os gastos dos seus planos de dados – vale lembrar que o foco da Mozilla por aqui vai ser o público das classes C, D e E que normalmente possuem contas pré-pagas, e nesse caso é bem importante ter controle do que você gasta de internet no aparelho.

Em um dos testes que fiz, entrei rapidamente no app de mensagens e poucos segundos depois decidi fechá-lo (basta pressionar a bola luminosa no canto inferior da tela). A janela não se fechou completamente – ela ficou ocupando uma parte da tela com a grade de apps ao fundo. Por um momento pensei ter sem querer encontrado um modo multitarefa para visualizar todos os apps abertos e mudar rapidamente de um para o outro, mas percebi depois que não era bem assim. Ele tinha travado. Completamente. Nada funcionava. Nenhum botão. Não desligava. Foi necessário tirar a bateria e colocar novamente para o aparelho voltar a ter vida. Foi bastante constrangedor.

SONY DSC

Esse travamento mostra que ainda há o que ser feito antes da Mozilla colocar o Firefox OS no mercado. Ele não está tão cru como estava há alguns meses, mas não está pronto. Mas, para ser justo com o Firefox OS, o sistema que eu usei era um beta para desenvolvedores – e são eles que devem ajudar a melhorá-lo até seu lançamento final.

O Firefox OS segue como um sistema promissor para aparelhos de entrada (ou o conceito de “meu primeiro smartphone”), mas ser promissor não é o suficiente, ele precisa fucionar bem. Se a ideia é que ele seja uma alternativa aos Android low-end, parece que ele está no caminho certo, mas ainda longe do destino. Para um sistema que inicialmente prometia chegar no início de 2013, é melhor esperarmos com muita paciência sua chegada no segundo semestre do ano — e, esperamos, com um sistema mais coeso e pronto para o mercado.

SONY DSC

bfae lzvr Gyc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot