X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] Google Keep: app de notas é belo no Android, mas precisa de mais recursos


Hoje o Google lançou um novo produto, o Keep. A premissa é simples, a execução, idem — mas não confunda simples com algo mal feito, inacabado. Como já dizia Da Vinci há muitos séculos, “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Ainda é cedo para dizer se o Keep manterá toda essa pompa, mas a primeira impressão, que descrevemos abaixo, é bem boa.

O Google liberou o Keep em dois locais: web e Android, na forma de um (belo) app. Esqueça a web. A qualidade do app para Android e a proposta do Keep fazem dele uma aplicação genuinamente móvel. Mesmo para quem gosta muito da web (olha eu aqui!), é inegável que o Keep integra a onda de serviços e sites com foco primário em sistemas móveis.

Eu já vi esse app antes…

Apesar do visual bonitão e revigorante, o Keep não é exatemente novidade. Digo, o seu conceito. Na concorrência sobram similares, alguns bem estabelecidos. De cabeça me vêm Evernote, Wunderlist, OneNote… Com pequenas diferenças, todos se assemelham.

Não bastasse isso, o próprio Google tem ou já teve coisas que lembram alguns aspectos do Keep. O Google Notebook (RIP) e o Google Tasks (com um pé na cova) cobriam, juntos, quase todas as funcionalidades do Keep. Talvez seja uma mera dança das cadeiras, ou um passo ambicioso no processo de rebranding e simplificação pelo qual o Google vem passando já tem algum tempo e que, se os rumores se confirmarem, chegará ao GTalk logo. Independentemente do motivo, essa centralização é bacana: o resultado, o app do Keep, é muito legal.

Hands-on: Google Keep para Android

Ao abrir o Keep pela primeira vez, ele é só uma página em branco com quatro botões no topo, representando as quatro formas de entrada de dados do app:

  • Texto livre;
  • Lista de tarefas;
  • Transcrição de fala; e
  • Foto.

Algumas podem ser combinadas, outras se sobrepõem. Dá para, por exemplo, ditar uma frase para o app que, em seguida, é convertida em texto (o áudio é mantido) e, junto disso tudo, colocar algumas fotos. Não é preciso salvar nada; esse processo acontece em segundo plano e é automático, incluindo a sincronia com o Google Drive.

Salvas algumas notas, o seu Keep ficará multicolorido, cheio de quadrados informativos com listas, trechos de textos e fotos.

Appe do Google Keep.

Falando em cores, esse é o mecanismo utilizado para organizar notas no Keep. Nada de tags ou outra coisa mais complexa, apenas cores. Cada nota pode ser pintada, e são oito cores à escolha. Elas facilitam a identificação e abrem margem para que o próprio usuário defina qual representa o que. Se por um lado ganha-se em facilidade, por outra perde-se poder. Talvez seja pessoal, mas sinto que isso limita o Keep a coisas mais imediatas, diferente da pegada “cérebro externo” da qual o Evernote tanto se orgulha — e faz (super) bem.

Outra característica que reforça essa ideia de imediatismo é o arquivamento. Quem usa (direito) o Gmail deve estar familiarizado com o conceito: ao arquivar uma nota, ela some da tela inicial, mas continua acessível pela busca — presente, e do Google espera-se que ela seja no mínimo muito decente. Pelo menu, ainda, o Keep ainda permite acessar todas as notas arquivadas.

O Wunderlist melhorou dramaticamente com a segunda versão, lançada no começo do ano. O Evernote, confesso não usar no celular. OneNote? Idem. Mas tem uma coisa que o Google emprega bem em seus apps, que no Keep não é diferente e que vale mencionar: a velocidade.

Ele abre instantaneamente. O meu parâmetro de comparação, o Wunderlist 2, é rápido, mas os milésimos de segundos que o Keep aparenta ter de vantagem dão a impressão de fazer toda a diferença. A interface é simples e sem frescura, o que aumenta a percepção de agilidade. Sabe o Bloco de Notas do Windows, limitado, feinho, desprezado por muitos, mas a coisa mais rápida que você é capaz de chamar com um simples Winkey+R seguido de “notepad”? O Keep parece ser o equivalente ao Android — que, diga-se, carecia de um app de notas com essas virtudes.

E tem mais: além dos widgets, o Google incluiu de cara suporte à lockscreen do sistema. O recurso, que apareceu no Jelly Bean, permite lançar apps direto da tela de bloqueio, sem precisar sequer destravar o celular. Uso isso muito com a câmera, arrastando o dedo para direita para abri-la; a julgar por esses primeiros momentos com o Keep, ele tem tudo para ser o cara da esquerda. É muito prático.

Ah, tem a versão web também

Nos primeiros instantes pós-liberação do Keep, a versão web estava dando um erro estranho — este aqui. Algumas horas mais tarde parece que a situação estabilizou e as atualizações são sincronizadas em tempo real. A usabilidade da versão web, porém, vai demorar um pouco mais para ser melhorada.

Há dois modos de visualização, um em lista corrida (a la Tumblr), outro em miniaturas. O site é visualmente simples, porém pouco inspirado. E não sei se tem alguma zica com a minha máquina (um Samsung Série 9, com Core i5 e GPU onboard da Intel), mas ele é irritantemente lento. Um contrassenso, eu sei, e parece não ser uma regra — o Leo, com um MacBook Air, acessa o Keep na web sem engasgos. Estranho.

Maravilha, tô migrando de mala e cuia!

Coisa linda esse Keep.

Calma, amigo. O Keep é lindo e bem esperto, mas ainda é novinho. E como toda versão 1.0, em alguns pontos ele deixa a desejar.

A maior falha do Keep, à primeira vista, é o fato de ele ser egoísta. Você está bem servido para criar notas e listas e imagens e tudo mais, mas esse conteúdo fica contigo. Não existe um sistema de compartilhamento interno. Por “interno”, entenda compartilhar uma nota/lista com outras pessoas e todos poderem editá-la colaborativamente, em tempo real, como rola no próprio Google Docs/Drive para ficar num exemplo da casa. O que dá para fazer é compartilhar o conteúdo através de outros apps, situação que, com exceção do email, não me parece ser algo tão útil. (Nota-se aqui, aliás, uma falta de polimento no sistema quando, ao mandar alguma coisa para o Twitter, ele envia junto a assinatura “Compartilhado via Google Keep”, o que te deixa mais ou menos com metade dos caracteres permitidos pelo micro blog.)

Consigo imaginar incontáveis situações onde uma lista conjunta é útil. Você e sua namorada(o) podem manter uma lista do mercado, atualizada a quatro mãos e sempre revisada quando alguém passa na vendinha depois do serviço. Um trabalho em grupo na faculdade pode ter as tarefas quebradas em outras menores e cada um ir fazendo um pouquinho e marcando o que estiver pronto. Uma pauta, com gente a entrevistar e fatos a serem apurados, pode ser composta ali dentro — e compartilhada com o editor. Isso só nas listas, e as possibilidades não se limitam a elas. Mas o Keep, esse sim limita essa imensidão de cenários.

O mais grave é que a concorrência permite isso. É ridiculamente fácil trabalhar em conjunto numa lista do Wunderlist. E estranha, justamente por vir do Google, a ausência desse recurso — eles batem tanto nos círculos do Google+, e fazem alguns modelos de compartilhamento tão redondos (Docs/Drive), que não deve ter sido técnico o motivo para a não inclusão disso no Keep.

Outro fator crucial e já citado de relance é a falta de ferramentas de organização. Não há tags, pastas, categorias, nada para categorizar as notas salvas. Com quatro, cinco na tela, sem problemas. Mas na hora que a quantidade supera os dedos das mãos, fica um tanto complicado se encontrar entre tantos quadradinhos coloridos. Sim, tem a busca, mas o Gmail tem a busca e os marcadores (labels). Custava repetir a dose?

E tem mais um ponto. A queda do Reader mostra que, não, não dá para confiar cegamente no Google a longo prazo. O Notebook, um produto similar ao Keep, do próprio Google, já experimentou um destino amargo, tendo sido descontinuado faz alguns anos. Esse é um risco recorrente na indústria, mas o timing do Google na liberação do Keep, dias após o conturbado fim do Reader, é bem ruim. Dá uma olhada no tanto de menções a essa relação que pipocou no Twitter e nos comentários do nosso post sobre o Keep para ver a recepção.

O Keep é legal, mas precisa comer mais feijão

No que se limita a fazer, o Keep é bem bacana — o app para Android, pelo menos. O problema é justamente o tanto que ele limita, mais do que se esperaria de um app, mesmo novato, em um segmento infestado de players de peso. Vejo-o com muito apelo entre aqueles que nunca usaram nenhuma ferramenta do tipo, da mesma forma que acho difícil alguém acostumado ao Evernote ou OneNote migrar para ele — no estágio atual, vale dizer.

O Keep também ajuda a puxar o Drive, que embora pareça estar indo bem, ainda não tem a fama do Dropbox, muito menos a sua aceitação como back-end entre os desenvolvedores. É, no mínimo, um belo case para vendê-lo como uma solução legal para armazenamento na nuvem além de arquivos do velho Google Docs.

Não é raro o Google lançar algo inacabado e, com o tempo, lapidar a coisa de tal forma que ela cai nas graças do público. Foi assim com o Reader, inclusive. Hoje, o Keep é só uma curiosidade para quem já leva a sério a tomada de notas e criação de listas. Amanhã? Se não fecharem o serviço precocemente, eu não arrisco palpites…

Fotos e vídeo: Leo Martins.

adfd vxQ gUIg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot