X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

I2P: a rede super anônima que o Silk Road chama de lar


O infame Silk Road renasceu das cinzas tal qual uma fênix chapada este mês, deixando sua morada de longa data no Tor por um novo serviço anônimo chamado Invisible Internet Project, ou I2P. Notícias sobre o novo endereço da maior lojinha do mercado negro colocou o I2P nos holofotes. Agora, depois de uma década operando às sombras, o projeto emergiu como um destino alternativo para crimes virtuais e um forte complemento ou mesmo alternativa a seu irmão mais velho, o Tor.

O Silk Road Reloaded não foi o único que levou o I2P às páginas policiais esse mês. Especialistas em segurança recentemente alertaram sobre um novo e sórdido ransonware chamado CryptoWall que lançou uma versão atualizada do seu esquema usando o I2P. O programa criptografa os arquivos da vítima e então exige dinheiro (criptomoedas) para liberá-los. O esquema de ransonware a princípio usava apenas o Tor para tornar seu tráfego anônimo, e como uma página para os pagamentos de resgate. Agora, ele migrou para o I2P.

>>> Após ataques do FBI, mercado negro online Silk Road renasce em rede mais anônima que Tor

>>> Alguém hackeou o Silk Road 2, site para venda de drogas, e roubou todos os Bitcoins

>>> Como o fundador do Silk Road encomendou dois assassinatos

Tudo isso faz parecer que a internet invisível é a versão online das partes mais perigosas de uma cidade – becos digitais escuros e desprovidos de segurança aonde você vai para comprar drogas ou assaltar alguém. Na realidade, o serviço não é tão simples assim. Ele foi criado para ser um hub de comunicação peer-to-peer amigável, não um lugar decadente para criminosos digitais. Deixe-me explicar.

Internet dentro da Internet

O I2P é a very deep web. O projeto de software hospeda sites que não são acessíveis mediante buscadores comuns, como o do Google, e que, tal qual o Tor, torna anônimo o tráfego jogando-o de proxy em proxy. Cada máquina que usa o I2P atua como um roteador, o que faz o I2P um serviço totalmente descentralizado. Isso é um reforço em segurança, já que o tráfego viaja por diferentes caminhos na rede de forma a frustrar quaisquer tentativas de ataques do tipo “man-in-the-middle.” Todo o tráfego é criptografado de ponta a ponta.

Diferentemente do Tor, porém, ele é uma ferramenta terrível para navegar anonimamente fora do I2P, e por “terrível” quero dizer completamente inútil. O I2P não foi feito para você acessar o Gizmodo, ou o RedTube ou ainda qualquer site desses comuns. Ele foi projetado para acessar “eepsites”, que são os sites hospedados na intranet do I2P. Essa é a diferença fundamental e o motivo pelo qual I2P e Tor são, na realidade, serviços complementares em vez de rivais.

Mais que isso, você precisa baixar um software especial para acessar a rede. É fácil instalá-lo, mas difícil de navegar e a curva de aprendizado acentuada tem servido para manter a comunidade do I2P pequena e enxuta desde a sua criação, em 2003. A maioria dos criadores usam pseudônimos e falam entre si e com outros usuários usando o intimista IRC reforçado com plugins que permitem conversar diretamente entre eles sem um servidor central. Eles não ganham dinheiro para isso e não estão organizados: são um grupo totalmente sem fins lucrativos.

Para você ter ideia de como o I2P é underground, a Electronic Frontier Foundation (EFF), uma fundação de ponta na defesa da privacidade online, ainda não se movimentou para investigar o serviço de anonimato que já tem 12 anos.

“Não encontrei ninguém que já tenha dado uma olhada mais a fundo no I2P,” disse a diretora de relações públicas da EFF, Rebecca Jeschke, por e-mail. “No geral, o pessoal aqui acha o I2P um projeto promissor. É muito importante termos variedade nas soluções fortes de anonimato, privacidade e segurança online. Entretanto, eles disseram que para o uso prático hoje, o Tor está muito à frente em termos de implementação e confiança.”

Uma maneira mais segura de baixar torrents

dbcdcda FodHmfAkT

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot