X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

IBM resolve um dos maiores problemas da computação quântica


Computadores quânticos podem resolver, de forma eficiente, alguns problemas matemáticos que levariam um tempo impraticável em PCs comuns. No entanto, ainda não dominamos totalmente a computação quântica.

Felizmente, a IBM nos deixou um passo mais próximos desse futuro, permitindo detectar erros internos que poderiam tornar o cálculo quântico inútil.

>>> Como funciona um computador quântico?

Dois valores ao mesmo tempo

Seu PC ou smartphone trabalha com bits que podem assumir os valores 0 ou 1. Por sua vez, a computação quântica adota o qubit, que pode assumir valores diferentes – 0 e 1 – ao mesmo tempo. Isso é algo contraintuitivo, porém bastante real, e permite realizar cálculos complexos mais rapidamente.

Mas em computadores quânticos, podem ocorrer erros quando um qubit assume dois estados ao mesmo tempo. Ele pode, de repente, assumir apenas um valor (0 ou 1); ou a combinação dos valores 0 e 1 pode mudar (algo conhecido como inversão de sinal).

Já existem técnicas para detectar os dois tipos de erro, mas elas só funcionam separadamente. Até agora, era impossível detectar ambos ao mesmo tempo – algo necessário para um computador quântico funcionar de forma confiável.

bc YhkWdhw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo