Após a popularização da internet, ocorrida em meados do século XXI, a Igreja decidiu utilizar ativamente os meios de comunicação com o intuito de disseminar seus princípios e se aproximar dos fiéis. Em 2009, através da Comissão para os Meios de Comunicação do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, foi realizado um simpósio para discutir a evangelização e os meios de comunicação, no qual Arcebispos, Presidentes de Comissões e Conselhos de Comunicações Sociais ressaltaram a importância do universo online na modernidade.
Atualmente, muitas Igrejas estão presentes no Facebook e possuem sites que trazem conhecimentos aprofundados sobre a religião, como arquivo histórico, galeria de imagens, revistas digitais, agenda de eventos, vídeos ao vivo das missas realizadas ou disponíveis em arquivo para acesso.
Atenta a este cenário, a agência digital Phocus Interact entrou no segmento em 2006 e até o momento já elaborou portais para a TV e Rádio Aparecida, Editora Santuário, A12, Canção Nova Arquidiocese do Rio de Janeiro e Jornada Mundial da Juventude. “Nos tempos de Jesus, subia-se em uma montanha para pregar. O que espalhava era o boca a boca dos que presenciavam o acontecimento. Hoje isso é feito de qualquer lugar, a qualquer tempo, seja no altar, nas igrejas, na TV, na internet, no rádio, na revista, no jornal, nas redes sociais”, afirma o sócio proprietário Eduardo Costa.
Para alcançar o público-alvo, a Igreja precisou adaptar a sua linguagem, deixando-a mais coloquial e em harmonia com o canal de transmissão. Presente em meios de comunicação de massa, como, por exemplo, canais televisivos, ganhou com o tempo mais visibilidade e maior interesse para investir neste segmento. “O grande problema é conseguir profissionais e empresas qualificadas para atender a estas demandas (técnicas e de comunicação), cada vez maiores”, conclui Eduardo Costa.
Via KMS Comunicação.
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