O revival recente dos GIFs traz a parte divertida de ver um cinematic ou uma animação divertida em loop infinito, mas tem também seus poréns. Criado em 1989, ele provavelmente não previa esse uso desenfreado para destacar trechinhos de vídeos ou para simbolizar sensações de felicidade, tristeza ou para divulgar piadinhas.
Assim, o Imgur puxou para si a responsabilidade de atualizar o formato, mantendo a diversão e melhorando a qualidade, a definição e a compressão do arquivo. Surge então o GIFV, um formato que converte GIFs para MP4, comprimindo o conteúdo e mantendo a mesma experiência oferecida pelo GIF tradicional, com loop infinito e sem controles para play ou pause.
A vantagem fica por conta do tamanho dos arquivos, que fica menor, e da qualidade da imagem, que melhora consideravelmente. Nos arquivos de exemplo oferecidos pelo Imgur, dá para perceber a diferença gritante entre o GIF tradicional e o GIFV. A inserção do novo formato de GIFV acontece via código de embed, que a maioria dos usuários já está acostumada a usar.
Uma atualização que não exige mudanças de comportamento entre os usuários, e que quase opera nos bastidores. Well done, Imgur.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie