X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Inovação do pé da mesa ao topo da cadeira


Por Lorena Vicini
Da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

ab projeto superlimao

Projeto de sala de estar feito pela Superlimão; a estante é inovadora e reutiliza madeiras

A Superlimão foi criada em 2002 e já tem a inovação na raiz da sua proposta. A empresa de design se lançou no mercado quando sustentabilidade ainda não havia virado moda e balançou o cenário paulistano não apenas pelas inusitadas formas de suas mesas, cadeiras e luminárias, entre tantos outros objetos por eles desenvolvidos: os sócios Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Sérgio Cabral e Thiago Rodrigues usam materiais do cotidiano, como garrafas pet e papelão, para, quando submetidos a outros tratamentos, ganharem novos usos.
Mas não pense que os utensílios e móveis têm, por conta do material utilizado, cara de artesanato. Os designers lançam mão de linguagens contemporâneas e estão alinhados com as últimas tendência do design mundial.

A Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com Antonio Carlos Figueira de Mello, um dos sócios da Superlimão, sobre como manter a inovação sempre como foco da empresa.

A empresa foi criada em 2002, quando a preocupação com a sustentabilidade ainda era bem mais incipiente do que é hoje. A Superlimão já surgiu com a intenção de trabalhar com materiais pouco usuais? De onde veio essa ideia?
Sim, sempre houve essa intenção, desde o início. A primeira peça do escritório foi uma cadeira de papelão prensado. Logo após, houve vários estudos sobre a utilização de técnicas utilizadas para outros fins sendo subvertidas afim de produzir peças variadas com bom design, como, por exemplo a linha Borra, que é de plástico extrudado. O maquinário é utilizado para a produção de conduletes e utilizamos materiais diferentes bem como técnicas diferentes empregadas no mesmo maquinário.

Como é o processo de inovação em design de móveis na Superlimão? Qual é a importância da inovação nesse segmento?
O processo de invovação no SuperLimão é constante. É o que chamamos de treino do olhar. Andando na rua observa-se o seu entorno fazendo com que tudo seja referência. De onde menos se espera vem uma referência interessante que pode ser adaptada para outro fim. Também o olhar sobre a cultura geral de onde está. Na linha conduzindo, utiliza-se conduítes de elétrica com uma técnica de cestaria para a produção de cestos, luminárias.

Leia a entrevista completa!

Saiba mais
Superlimão

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot