X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

JobConvo: outra startup inovando na gestão de pessoas



logoConheça a história por trás da criação do JobConvo, startup que teve de ir pro Chile para conseguir acordar o mundo do RH para o fato de que já existe tecnologia de videoconferência e que dá para usá-la em entrevistas de recrutamento. Mais uma bela história de simplicidade na hora de aplicar a tecnologia a um problema de negócio.

Por que resolveram abraçar esse nicho? Detectaram alguma carência, gargalo?

Quando o Ronaldo estava buscando uma nova oportunidade de emprego em São Paulo, ele costumava gastar até 50 reais para ir a uma entrevista presencial. “O detalhe é que eu nem sempre tinha 50 reais no bolso. Tinha de pedir emprestado. Isso sem contar com as até 2 horas de deslocamento para ir à entrevista e outras 2 horas para voltar”. Foi assim que surgiu a ideia de realizar entrevistas de emprego online. Assim o recrutador pode comparar os candidatos e chamar para entrevistas presenciais somente aqueles que realmente se encaixam no perfil da vaga. Economiza o tempo das duas partes.

O benefício chave oferecido ao cliente é a diminuição do risco e do tempo do processo de R&S, inserindo uma nova ferramenta para a etapa de triagem: JobConvo, entrevistas de emprego online assíncronas, em vídeo, para que os candidatos possam ser rapidamente avaliados pelo recrutador, sem depender de compatibilidade de agenda ou deslocamento.

Se a empresa não conta com um recrutador, o produto é ainda mais valioso porque a pessoa que precisa contratar acumula o recrutamento às suas tarefas diárias e esse é um processo muito pesado. Já aconteceu de você ter que chegar ao escritório às 7 da manhã ou esperar até às 9 da noite porque precisa entrevistar alguém fora do horário de trabalho? É exatamente isso que podemos evitar.

O recrutador cria o roteiro da entrevista com até 10 perguntas, define o prazo que os potenciais candidatos têm para realizá-la, dispara os convites e, ao final do prazo, assiste as entrevistas, podendo comparar as respostas e qualificar os candidatos para uma entrevista presencial.

Com JobConvo:

  • criar uma entrevista e enviar para 5 candidatos demora 5 minutos.
  • cada entrevista dura no máximo meia hora, sem atrasos ou incompatibilidade de horários.
  • o processo de avaliação do candidato é feito uma única vez, de forma estruturada (com comparação e anotações) e gera automaticamente um video-report para o solicitante da vaga.

Em que ponto está o produto?

Estamos em Private Beta. O foco agora é melhorar a performance da plataforma e fazer ajustes baseados no feedback dos usuários.
Há um modelo de negócio sendo praticado?

Nós já temos um modelo de negócio definido, mas neste momento o serviço é Free, afinal, estamos em teste 🙂

A nossa idéia é que os clientes paguem por entrevista feita. A compra é feita por pacotes, como créditos. Todo mundo que se cadastra ganha 6 créditos, para experimentar, e depois disso os pacotes são de 6, 30, 60, 120 e 240 créditos/entrevistas.
Quem são os fundadores?

Nós somos 3: Ronaldo Martins, que é o CEO, Karla Lopez, responsável pelo business development, e o Daniel Romualdo, que é o nosso “tech co-founder”, responsável pelo desenvolvimento e pela infraestrutura..
Como está sendo o Start-Up Chile?

A experiência tem sido incrível. É basicamente um bootcamp colaborativo de empreendedorismo, a força da aprendizagem informal. Estar com empreendedores de países diferentes, com backgrounds diferentes, idades e experiências distintas, gera um ambiente muito propício para testar idéias e novas formas de resolver problema.

Neste round tem co-founders do Plurk e da Penguin Computing, tem um empreendedor espanhol que o negócio dele anterior acabou de ser adquirido pelo Change.org. Gente do MIT, Harvard, Gorgia Tech, Caltech, UC San Francisco, tudo o que você imaginar.

Só de estar com essas pessoas do lado e poder pedir uma recomendação, pedir para revisar o seu deck ou dar uma opinião sobre o seu modelo de negócio ou tecnologia, não tem preço. Isso sem falar do networking com a cena empreendedora chilena e argentina. Vale muito à pena.

dqTPAdPqcc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo