X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Julian Assange consegue asilo político no Equador


Em maio o ativista politico e fundador do WikiLeaks Julian Assange foi condenado à extradição para a Suécia pela justiça britânica. Embora ele pudesse ter apelado da decisão, Assange decidiu procurar asilo na embaixada do Equador no Reino Unido. Hoje, pouco mais de dois meses desde que o ativista se refugiu no local, o governo do país oficialmente concedeu asilo político ao ativista.

A situação diplomática, como já era previsto, não está das melhores. Como o solo da embaixada do Equador é considerado território do país, o Reino Unido não pode ultrapassar as fronteiras para prender Assange. Mas não é o que o governo britânico diz: de acordo com eles, há uma lei chamada Diplomatic and Consular Premises de 1987 que garante poder a policiais para entrar no território. Essa ação, no entanto, ainda não aconteceu.

Em uma declaração para a imprensa, o WikiLeaks repudiou a decisão do governo do Reino Unido de cercar a embaixada com força policial, para prender Assange assim que ele der o primeiro passo para fora. A organização disse ainda que “uma ameaça dessa natureza é um ato extremo e hostil […] e um ataque sem precedentes aos direitos de quem busca asilo ao redor do mundo”.

WikiLeaks ficou sob ataque por uma semana

Em meio ao problema diplomático de seu fundador, o WikiLeaks.org, site onde estão publicadas todas as informações que foram vazadas por Assange, sofreu um ataque DDoS que o deixou indisponível por pelo menos uma semana. Isso aconteceu pouco depois da liberação de mensagens envolvendo a empresa de software de monitoramento Trapwire, em que eles diziam que coletavam dados de câmeras de vigilância, então o timing foi bem curioso.

Segundo o próprio WikiLeaks, o site chegou a enfrentar picos de até 10 Gigabits por segundo de tráfego durante os ataques. E pouco depois de começar, um grupo chamado Anti Leaks assumiu a autoria da ação dizendo também tirou do ar o site do governo do Equador. Na manhã dessa terça-feira (14) o site já estava de volta ao ar.

Se for preso e extraditado para a Suécia, Assange vai ser então extraditado para os EUA onde deve ser acusado de crimes envolvendo espionagem, por ter publicado vários documentos confidenciais do governo americano.

Com informações: BBC News, CNET.

Julian Assange consegue asilo político no Equador

c JTuOxaTqOM

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot