X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Justiça decide banir app Secret do Brasil, mas cabe recurso


Um grupo de brasileiros se uniu contra o app Secret, que reúne mensagens anônimas dos usuários. Um deles foi alvo de boatos maldosos nesta rede social, e disse que “a ideia é banir o aplicativo do país”. Objetivo alcançado: a Justiça determinou, por meio de liminar, que o app seja removido da App Store e Google Play.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo também decidiu que o Secret deve ser eliminado dos dispositivos nos quais foi instalado – algo que Apple e Google podem fazer automaticamente nos iPhones e Androids.

Quanto ao Windows Phone, a liminar exige que o Cryptic – app para acessar o Secret na plataforma – também seja removido da loja e dos smartphones nos quais foi baixado. A liminar responde a uma ação civil pública aberta pelo promotor Marcelo Zenkner, do Ministério Público do Espírito Santo.

A solução mais sensata seria processar o autor de cada mensagem difamatória no Secret. Infelizmente, isso é muito difícil, porque a rede social não tem representação no Brasil. Zenkner explica ao Link:

Há mecanismos de remoção, mas a reclamação deve ser feita em inglês. Para entrar na Justiça, o juiz daqui tem que mandar uma carta rogatória para um juiz americano via Ministério das Relações Exteriores, processo caro e lento… Criou-se uma ferramenta de ataque a honra, ofensa, imagem sem que as pessoas pudessem se defender.

O Secret também possui uma ferramenta “Denunciar”, mas ela não funciona a contento. No início do mês, a Fortune testou o sistema antibullying: uma pessoa enviou uma mensagem ofensiva (e falsa); e outra a denunciou pouco tempo depois. Após 24 horas, ela ainda estava lá. Tinha até gente que a equipe da Fortune desconhecia comentando no post para difamar o alvo (falso) do bullying.

Ele só foi apagado quando o site entrou em contato com a assessoria de imprensa. A empresa diz que demorou porque “estamos passando por um crescimento enorme (10-20x) no Brasil e Israel”.

Zenkner diz que o Secret fere a Constituição brasileira, que veda o anonimato. (Nos EUA, país onde foi criado o app, as leis permitem que você se manifeste de forma anônima “desde que não viole as leis”.) Além disso, o app ainda não possui termos de uso e privacidade em português, mesmo após seu lançamento oficial no país em julho – o que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.

A ação cita o Marco Civil da internet para lembrar que ele garante “o direito à privacidade e à liberdade de expressão”, mas sem passar por cima “da intimidade e da vida privada”, prevendo indenização por danos materiais ou morais.

A decisão de banir o Secret foi tomada no Espírito Santo mas, como é impossível realizá-la apenas no estado, a liminar deve valer para todo o Brasil. Apple, Google e Microsoft terão 10 dias para cumprir a decisão, deletando o Secret de suas lojas e dos smartphones de seus usuários – caso contrário, terão que pagar multa diária de R$ 20 mil. Felizmente, as empresas ainda podem recorrer. [TJ-ES e Link/Estadão]

O post Justiça decide banir app Secret do Brasil, mas cabe recurso apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aae EGIFHyKAE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot