X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Kotaku] O fundador da Atari também construiu robôs sensacionais


Nolan Bushnell, co-fundador da Atari e também o homem por trás do Chuck E. Cheese’s, não será apenas lembrado por essas duas notáveis criações. O cara também fez robôs.

Em 1981, três anos depois de sair da Atari, Bushnell fundou a Catalyst Technologies, um grupo de capital de risco com o objetivo de investir em startups de tecnologia. A Catalyst por sua vez injetou fundos em uma empresa chamada Androbot, para a qual Bushnell serviu de chairman do conselho.

A Androbot estava no negócio de construir robôs para nossas casas. Nada de conceitos malucos ou protótipos, mas sim robôs de verdade feitos para serem comprados e usados de imediato. Nos anos 1980.

Dentre eles estava o Androman, um pequeno robô desenhado para ser usado e controlado via um Atari 2600. Ele vinha com um tapete impresso que imitava a tela do jogo; movendo o Androman no mundo real também o movia dentro do jogo.

A principal linha de robôs da empresa, porém, eram as séries TOPO e BOB, grandes unidades com mais de um metro de altura. Feitos para servirem como pequenos robôs assistentes, o BOB continha até mesmo sofisticados (para a época) sensores infravermelho, que não só o ajudava a se locomover dentro de casa e evitar colisões com objetos, mas também para monitorar o movimento de seres humanos e, se você tivesse uma geladeira especial (a AndroFridge), até mesmo responder a comandos sonoros, como pedir uma cerveja. Dado o comando ele prontamente iria até lá e pegaria uma.

Ao menos na teoria. As unidades de Androbots falharam pelo mesmo motivo de outros robôs da década de 1980 (com uma exceção): eles eram caros e, ao contrário das promessas das fabricantes, não funcionavam pra valer. O que é, como bem sabemos, até hoje o motivo pelo qual não temos robôs nos trazendo cerveja.

d aargjnNJo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot