X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Lean Daddy: será que ter startup é parecido com ser pai?


aeb tumblr mcqcjdDobDrqbArtigo encaminhado para publicação por Gustavo Gorenstein.

Alice nasceu há 10 dias e eu já devo ter ouvido esta pergunta umas 15 vezes, pelo menos: “E aí, Guga, o que é mais difícil? Começar uma Startup ou criar uma filha?”.

Sempre respondo que os dois são um prazer, mas confesso que tanta pergunta me fez pensar (coisa rara) e, no final, acho que esta história de empreender e startups tem me ajudado bastante na tarefa de criar Alice. Logo, resolvi escrever este texto para meus amigos empreendedores.

Aí vão as principais teorias de empreendedorismo que aprendi, com vários de vocês, antes de Lilica chegar:

1. “On day one, a startup is a faith-based initiative” S. Blank

Essa é uma das frases que mais gosto do Professor Blank, o Guru do empreendedorismo technológico. Foi assim que me senti quando vi Alice pela primeira vez: cheio de esperanças de que a idéia de ter um filho desse certo e de que ela tivesse muitas alegrias, saúde e milhares de amigos. Não dá para querer muito mais do que isso no primeiro dia. É ter fé e tentar o melhor =)

2. Um bom time faz toda a diferença

Assim como em Poup.com.br, onde tenho ótimos sócios, tenho uma mega ultra esposa que tem se mostrado uma mega mamãe. O bom time é aquele que está disposto a tudo para fazer a idéia / criança crescer bem. Juliana, por exemplo, decidiu que queria um parto natural, sem intervenções de anestesia porque não queria que Alice recebesse drogas no nascimento. Quem não quer uma CEO como essa?

3. Tenha um bom Business Plan (ok, um canvas bem feito com post-its)

Para o parto de Lilica, a gente estudou bastante. Vimos tudo o que poderia acontecer por todos os ângulos e isso nos deixou bem tranquilos quando chegou a hora da execução. Parece mentira, mas quando a bolsa estourou de madrugada e vimos que ainda não estavam rolando contrações, resolvemos voltar para cama para dormir mais um pouco.

4. Get out of the Berço =)

Apesar de a gente estudar bastante, ver filmes, conversar com pessoas, etc, não adianta só ler e ficar na teoria. Tem que testar as assumptions, sentir como as coisas são no mundo real. Eu tinha certeza que não iria passar bem se acompanhasse Juliana no parto, logo, resolvemos me testar vendo uns filmes sobre o assunto – e não é que eu fiquei bem! A gente achava que o hospital iria ser feio e frio, logo, resolvemos fazer uma visita antes, para já conhecer tudo e não termos surpresas na hora H.

5. Essa vida de Startup  pai é uma montanha Russa

Tem dias muito bons e super legais, quando Alice sorri, brinca, dorme bonitinha e também tem aquelas noites super longas. Ou seja, não há dia tão ruim que não melhore, nem tão bom que não venha aquele loooping que te tira o sono =)

6. Build – measure – Learn

O que não se mede não se melhora – tente coisas diferentes, medindo tudo e depois compare com o método normal para ver se funciona. A gente inventou de dar banho de balde em Alice. Admito que a gente queria dar porque achávamos bonitinho e tal, mas com a experiência descobrimos que ela relaxava beeem mais do que o usual banho de banheira. Agora estamos testando as horas do dia e assim vai.

7. Um bom time de Advisors faz a diferença

Tenha sempre vovós a mãos =)  Maaaas, não deixe de consultar um pediatra. Várias teorias do passado já não se aplicam mais, como por exemplo, dormir de ladinho. Atualmente o indicado é que as crianças durmam de barriga para cima.

8. Dinheiro não pode ser foco

Tem sempre aqueles que dizem que não tem dinheiro para abrirem uma startup ou que não tem fundos ainda para ter filhos. Te digo desde já: se você esperar por investimentos ou por uma poupança felpuda você nunca irá ter filhos.

9. As coisa vão sempre dar errado! (Vai dar m***a!)

Podemos planejar, tentar, nos esforçar, mas tem um monte de variáveis, tanto com Alice, quanto em uma startup, que não saem como planejado. E, faça chuva ou faça sol, vamos sempre ter que trocar umas fraldas recheadas, limpar o bumbum e colocar outra novinha em folha para um novo dia. 

10. O treino é a parte mais legal =)

Quem me conhece sabe que eu me amarro nesta história de testes, hipóteses, MVP e etc. Ou seja, a parte em que ainda se está testando e treinando o conceito da startup. Tenho que admitir que na hora de fazer filhos a coisa não é muito diferente, a parte de testes e treinos para fazer Alice foram, também, super legais = )

Beijo no coração de todos,
Guga

aeb yLoLEwd Fnc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot