X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Lifehacker] 10 downloads para melhorar recursos nativos do Windows


O Windows tem um punhado de ótimos utilitários e embora a gente não consiga viver sem alguns deles, tem um lugarzinho especial nos nossos corações reservado para programas mais simples, que apenas aperfeiçoam o Windows em vez de acrescentar-lhe novos recursos. Aqui estão os 10 melhores apps que pegam recursos nativos do Windows e os deixam melhores.

10. MenuUninstaller

MenuUninstaller

A menos que você faça viagens regulares ao Remover Programas e os desinstale em lote, é bem provável que você se depare com programas indesejados quando está no menu Iniciar. Em vez de fazer o caminho via Painel de Controle até o Remover Programas só para desinstalar uma coisinha, o MenuUninstaller coloca a opção “desinstalar” no menu de contexto. Simplesmente clique com o botão direito do mouse em um atalho ou executável, clique em Uninstall e espere o app ser desinstalado. Geralmente ele funciona muito bem. Entretanto, se você quiser algo mais poderoso, pode contar com outras alterantivas — como o Revo Uninstaller, que é capaz de remover todos os resquícios de um programa com apenas um clique.

9. MiniBin

MiniBin

Se você curte manter a área de trabalho limpa (e quem não gosta?), aquele ícone da Lixeira no canto superior deve deixá-lo maluco. Mesmo que não seja o caso, você pode não gostar da forma com que ele lida com exclusões. Ambos os problemas são sanáveis com o MiniBin. Ele move a Lixeira para a bandeja do sistema e faz ajustes no funcionamento dela. Você pode dar um clique duplo no ícone da bandeja para esvaziar a Lixeira, e ocultar a confirmação e a barra de progresso para essa ação, além de tirar aqueles barulhinhos chatos. O app ainda tem uma opção de otimização da CPU para computadores mais velhos.

8. XnView Shell Extension

XnView Shell Extension

Se o painel de visualização do Windows Explorer não lhe agrada, você ainda pode ter uma rápida pré-visualização de imagens com um programa como o XnView Shell Extension. Ele não só mostra uma miniatura da imagem quando ela é clicada com o botão direito no Windows Explorer, como também acrescenta opções ao menu de contexto para converter a imagem, defini-la como papel de paprede e outras coisas. Se achar que ele polui demais o menu de contexto, você também pode tentar o FastPreview, que só traz o recurso da miniatura.

7. OpenWith Enhanced

OpenWith Enhanced

Quando o Windows não sabe como abrir um determinado formato de arquivo, ele faz o melhor que pode para oferecer-lhe programas capazes — mas não consegue ir além dos que estão instalados na máquina. O OpenWith Enhanced acrescenta alguns recursos ao menu de “Abrir com…” do Windows, como a capacidade de recomendar outros programas da Internet. Ele também informa quais programas têm mais probabilidades de abrir o arquivo, então você tem mais chances de acertar na escolha e, de quebra, ir direto à página de download, direto do menu “Abrir com…” Ainda é possível, com esse programa, limpar a área “Abrir com” do menu de contexto para qualquer tipo de arquivo, o que é bem útil.

6. Jumplist Extender

Jumplist Extender

As jumplists ainda são um dos melhores (e mais subestimados) recursos do Windows 7. Se você conseguir encaixá-las em sua rotina de trabalho, elas podem dar um belo gás na sua produtividade. Porém, você ficará preso ao que as jumplists oferecerem de primeira. O Jumplist Extender permite a você criar novos itens para as jumplists para qualquer programa. Você pode configurar o novo item para realizar uma combinação de teclas, executar uma ação via linha de comando ou até mesmo um do AutoHotkey (o que significa que ele permite a você fazer qualquer coisa). Ele torna as jumplists ainda mais úteis e permite adequá-las para o seu fluxo de trabalho.

5. Process Manager

Process Manager

Apesar de o Process Manager se apresentar como uma forma fácil de forçar o fechamento de programas a partir do menu de contexto, ele faz muito mais do que isso. O Process Manager acrescenta opções ao menu do sistema para praticamente qualquer aplicativo, permitindo a você fechá-lo, escondê-lo, minimizá-lo para a bandeja (perto do relógio), deixá-lo transparente etc. Você pode até mesmo forçar o fechamento de todos os aplicativos que estiverem rodando ou esconder todos os que estão em execução, para o caso de seu chefe pintar de surpresa na sua sala e você não quiser que ele veja todas essas abas do Reddit e páginas de humor no Facebook. É, no fim das contas, apenas mais uma maneira de gerenciar o mar de janelas que se acumulam no decorrer do dia. Claro, se você precisar de algo mais robusto para essa tarefa, pode recorrer a um gerenciador de tarefas de terceiros também.

4. QTTabBar (e outros add-ons para o Explorer)

QTTabBar

O Windows Explorer deixa muito a desejar, e mesmo que você possa instalar um Explorer alternativo a qualquer momento, existem também ótimos add-ons para o Explorer original que aperfeiçoam seus recursos nativos. A QTTabBar é um dos melhores, acrescentando abas no topo da janela, em adição a outras úteis opções como copiar o caminho de uma pasta, atalhos no teclado personalizados e muito mais. Se isso não for pra você, tente o Better Explorer, que acrescenta uma interface parecida com a Ribbon (a mesma do Explorador de Arquivos do Windows 8). Se tudo o que você quiser, porém, for algumas melhorias mais discretas, o CustomExplorerToolbar acrescenta e remove botões da barra de ferramentas do Windows Explorer para você.

3. Bins

Bins

As “Stacks” do Mac OS X são um dos recursos mais legais da dock. O Bins traz essa funcionalidade ao Windows, permitindo que você fixe praticamente qualquer coisa à barra de tarefas. Fixar um “bin” significa que ao clicar no ícone, um balão com outros ícones se abre, o que é ótimo para manter a barra de tarefas organizada. Ele também permite fixar arquivos e pastas à sua barra de tarefas, algo que faz muita falta no Windows. Se você não gostar do Bins, o 7stacks e o StandaloneStack são ambas ótimas alternativas para ter essas pilhas de ícones no Windows, e o Taskbar Items Pinner lhe dará o recurso de fixar documentos na barra de tarefas.

2. Fences

Se você recorre à área de trabalho para guardar seus arquivos, mas precisa de um pouco mais de organização do que o padrão, o Fences é para você. Esse app permite a você organizar diferentes tipos de ícones em caixas virtuais na área de trabalho, ocultar e exibir rapidamente todos os seus ícones e até mesmo detectar automaticamente que tipos de arquivos devem ir para onde. É uma das melhores maneiras de manter a área de trabalho organizada, e um dos primeiros programas que instalo em qualquer computador com Windows.

1. Teracopy

Teracopy

Você talvez não perceba, mas o método padrão que o Windows usa para copiar arquivos é bem lento, sem falar que não é muito confiável. Ele não lhe diz o que foi copiado com sucesso e o que não foi, ele não deixa você pausar e continuar transferências (até o Windows 7, pelo menos) e não permite otimizar o processo para que ele aconteça o mais rápido possível — tudo o que o Teracopy faz lindamente. É a melhor forma de transferir arquivos em uma máquina Windows, e o melhor de tudo, ele se integra intimamente ao Windows Explorer. Tudo o que você precisa fazer é instalá-lo e todas as cópias futuras serão feitas através do processo de cópia mais rápido e mais avançado do Teracopy. Instale, esqueça e torne a sua vida mais simples.

Bônus: ShellExView

ShellExView

Após instalar todos esses tweaks, é bem provável que o seu menu de contexto tenha crescido assustadoramente. Não tem problema se você usa muitas opções através dele, mas se não for o caso, dá para reduzi-lo com o ShellExView. Achamos quase irresponsável não fazer sequer uma menção a ele considerando o tanto de adições ao menu de contexto que há neste post, então o colocamos como uma ferramenta bônus. Também recomendamos uma lida neste guia sobre como limpar o menu de contexto do Windows, dos nossos amigos do How-To Geek, que detalhe várias formas (do ShellExView à manipulação direta do Registro) de ajustar os menus de contexto ao seu agrado.

***

Como dissemos, há ótimos utilitários de sobra no Windows, mas existe algo em programas que melhoram ferramentas nativas do Windows que nos atrai muito. Claro, existem muitos outros por aí — de coisas bem de nicho como o MediaTab até programas completamente separados como o 7-Zip. Se você conhece um “melhorador” do Windows que não citamos neste post, comente aí.

fe PHM U cBmZc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot