X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mapa permite visualização de edições na Wikipedia


Das coisas que a internet permitiu que fossem criadas, a Wikipedia pode ser considerada ao mesmo tempo uma das melhores e piores. Porque , da mesma forma que permite que a gente encontre informações que não estariam em outros lugares, ao mesmo tempo a gente acaba desconfiando se aquilo está correto ou se é verdade. Afinal,  esta liberdade, que é o mais legal – todo mundo pode colaborar e compartilhar o seu conhecimento – também permite que o conteúdo não seja tão acurado, às vezes nem mesmo checado.

Ambivalências à parte, eu sempre tive uma certa curiosidade para saber como seria uma imagem da Wikipedia sendo construída – ou costurada, que seja, como uma enorme colcha de retalhos. Foi mais ou menos isso o que encontrei no Wikipedia Recent Changes Map, um site que mostra uma localização aproximada de usuários não-cadastrados e quais são os artigos que estão sendo editados.

E olha que não é pouca coisa: em 12 anos foram mais de 22 milhões de artigos publicados em 285 línguas e 77 mil colaboradores ativos (segundo a própria Wikipedia em sua página Sobre). A primeira coisa ruim é que apenas alguns idiomas constam neste projeto, entre eles inglês, alemão, russo, japonês, espanhol, francês, holandês, italiano, sueco, árabe e indonésio. Ou seja, quando alguém estiver editando a Wikipedia em português, a gente não vai conseguir visualizar. Pelo menos não neste site.

Um dado interessante é que os colaboradores da Wikepedia que não são registrados respondem por 15% do total de edições. Neste mapa, eles são localizados por seus IPs, que são traduzidos para uma localização aproximada. No caso dos editores registrados, o IP não aparece, o que faz com que este mapa seja uma representação reduzida deste universo.

Para fazer este mapeamento, os idealizadores do projeto Stephen LaPorte e Mahmoud Hashemi contam que usaram serviços e fontes que incluem o D3, DataMaps e freegeoip.net, além de usar dados transmitidos pelo Wikimon. A inspiração veio do WikipediaVision, que também oferece uma visualização quase que em tempo real, mas talvez não hipnotizante quanto esta. Você fica prestando atenção para ver qual será a próxima mudança e de onde ela virá… Sem contar a curiosidade para saber no que foi que a pessoa mexeu…

 

faccdfc b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

faccdfc brainstorm d qjIDKrITs

faccdfc DAXxNtZqGCw

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot