X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mapeamento a laser revela uma caverna escondida com o tamanho de 4 grandes pirâmides


Em tempos em que cada metro quadrado da superfície do nosso planeta é facilmente fotografado e vigiado, ser um verdadeiro explorador – aquele que vê o que nenhum outro ser humano viu antes – exige descer para as profundezas da Terra. Armados com scanners a laser de alta tecnologia, espeleólogos estão lentamente mapeando o mundo subterrâneo. E agora eles encontraram a maior câmara oculta do mundo, com tamanho equivalente a quatro Grandes Pirâmides.

A Miao Room está localizada abaixo das montanhas do sudeste da China, uma região onde a paisagem é dominada por rochas que erodem facilmente com a água – uma área cheia de cavernas, em outras palavras. Em 2013, uma expedição financiada pela National Geographic Society levou exploradores e scanners a laser para as cavernas que contém a Miao Room (ela só foi encontrada por humanos em 2001). Nesta semana, os exploradores apresentaram evidências em uma conferência no Reino Unido de que a Miao Room tem 10,78 milhões de metros cúbicos, o que faz dela a maior caverna já encontrada em volume.

Mas como foi feita a medição de uma caverna tão grande e com formato irregular? Na edição de julho da National Geographic, McKenzie detalha como a equipe usou scanner 3D a laser para mapear cavernas. O scanner analisa a quantidade de tempo que leva para um pulso laser refletir de volta. McKenzie explicou como isso funciona:

Nosso modelo é um Riegl VZ-400, usado em arquitetura, engenharia e mineração e agora, pela primeira vez, em espeleologia. É um cilindro metálico com mais ou menos o tamanho de uma cabeça humana e que pesa cerca de 9kg, sem incluir suas duas baterias e o tripé, laptop e cabos. Quando está em ação, ela fica mais ou menos no nível do olho humano, girando em 360 graus e realizando até 122.000 medições por segundo.

Alguns minutos depois, uma renderização inicial 3D da caverna aparece na tela do laptop. Essa é a única forma de “ver” toda a caverna. Em cavernas imensas como essa, a luz da maioria das lanternas desaparece antes de chegar a uma parede ou ao teto. Nossos olhos humanos só podem ver a caverna dessa forma; nossos lasers, por outro lado, conseguem ver tudo. [National Geographic]

As imagens deste post apareceram originalmente na edição de julho da National Geographic News e foram reproduzidas com autorização – clique aqui para conferir mais fotos das cavernas.

Imagem de topo: luzes de fotógrafos iluminando a Miao Room © Carsten Peter/National Geographic

bcedae gnCtXKxzs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot