X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MDIC chama para construir Agenda de Desenvolvimento e Competitividade das MPE


ca Screen Shot    at    PMApós ter colaborado com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nas oficinas de elaboração da Política Nacional de Empreendedorismo (PNE), recebi um novo chamado para dar continuidade ao trabalho. Como parte decorrente da PNE, o MDIC quer formular e propor uma política nacional de apoio às micro e pequenas empresas por meio da elaboração de uma Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (2013-2022).

O objetivo é que a agenda possa promover ajustes no atual ecossistema de negócios brasileiro, “hoje francamente desfavorável às MPE” (gostei desta expressã0 realista do comunicado oficial que enviaram), de modo a gerar condições mais isonômicas de competitividade para essas empresas. A iniciativa conta com a grande colaboração do Fórum Permanente da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte.

Pessoas (e empresas) preocupadas com estas questões podem participar de uma série de reuniões e oficinas em diversas regiões do Brasil. No final, o esforço deverá ter gerado 6 Agendas Estratégicas de Ações: “Compras Governamentais”, “Desoneração e Desburocratização”, “Investimento e Financiamento”, “Comércio Exterior”, “Tecnologia e Inovação” e “Informação e Capacitação”, mais uma Proposta de alteração da Lei Complementar nº 123/06.

A finalidade da Agenda Nacional é oferecer um ambiente que estimule, em todo o país, a troca e coleta de informações relevantes ao desenvolvimento e à competitividade da micro e pequena empresa com base nas diversas experiências e nos conhecimentos de cada unidade da federação, no contexto de participação e conversação autêntica em que todos efetivamente contribuam para o desenvolvimento desse segmento no Brasil.

Em 29/11/12, em Brasília (DF), foi realizada a Oficina do Fórum Permanente, durante o 5º Encontro Nacional dos Fóruns Regionais. Ao longo do ano, serão realizadas 5 Reuniões de Sensibilização e 8 Oficinas, sendo 5 Oficinas Regionais (Regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste), 1 Oficina Governamental, 1 Oficina com representantes do Sebrae de todo o país e da Frente Parlamentar e 1 Oficina Internacional, com a participação dos Coordenadores de Governo e da Iniciativa Privada do Fórum Permanente, especialistas nos 6 temas e consultores nacionais e internacionais. Confira as datas e inscreva-se no site da Agenda.

Além dos diversos eventos, de que forma essa Agenda Nacional reflita a realidade brasileira, especialistas realizarão diversos estudos e acompanharão todas as etapas de análise das propostas, revisão dos documentos e consulta pública, sob a coordenação da equipe técnica do MDIC. Conheça a Lei Complementar e suas atualizações posteriores.

CRONOGRAMA

Reuniões de Sensibilização (preparatórias das respectivas Oficinas Regionais)

  •  22/01 – Reunião de Sensibilização REGIÃO SUDESTE – Vitória – Realizada
  • 24/01 – Reunião de Sensibilização REGIÃO SUL – Curitiba – Realizada
  • 29/01 – Reunião de Sensibilização REGIÃO NORTE – Manaus – Realizada
  • 31/01 – Reunião de Sensibilização REGIÃO CENTRO-OESTE – Goiânia – Realizada
  • 05/02 – Reunião de Sensibilização REGIÃO NORDESTE – Fortaleza – Realizada

Oficinas Regionais de Trabalho para coleta de informações

  • 07/03 – 1ª Oficina REGIÃO SUDESTE – Vitória
  • 27/03 – 2ª Oficina REGIÃO CENTRO-OESTE – Goiânia
  • 04/04 – 3ª Oficina REGIÃO NORTE – Manaus
  • 25/04 – 4ª Oficina REGIÃO NORDESTE – Fortaleza
  • 07/05 – 5ª Oficina REGIÃO SUL – Curitiba

Oficina Sebrae e Frente Parlamentar Mista das MPE

  • Participantes: representantes do Sebrae e da Frente Parlamentar, de todas as unidades da federação.
  • Data /Local: 14/05 – Brasília (data a confirmar)

Oficina Internacional

  • Participantes: todos os interessados.
  • Data /Local: 15/05 – Brasília (data a confirmar).

Oficina Governamental

  • Participantes: representantes de instituições/órgãos públicos.
  • Data /Local: 28/05 – Brasília (data a confirmar).

 

EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

INTERAÇÃO

A indução da inovação tecnológica nas empresas passa pela colaboração entre os atores da iniciativa privada, governos e instituições acadêmicas e pelo apoio de instrumentos legais. O movimento de transferência de conhecimentos ainda precisa se fortalecer e se aprimorar no Brasil. Neste eixo temático pretende-se identificar experiências de sucesso que colaborem para uma interação fluída, com incentivos e que o conhecimento possa ser aplicado na produtividade na empresa de pequeno porte o no crescimento das empresas incubadas. 

CULTURA DA INOVAÇÃO

As micro e pequenas empresas brasileiras precisam implementar melhorias na forma de produzir. Diminuir custos, lançar novos produtos e serviços para se tornar mais competitiva e promover ganhos e crescimentos no mercado é conseguido com capacitação de gestores e acesso a mecanismos de incentivo. Estes itens são o foco deste tema, que engloba a necessidade disseminar cultura da inovação desde o momento da concepção da ideia até o momento de comercializá-la de forma coerente, justa e protegida.

CAPITAL DE RISCO

Novos negócios têm surgido no Brasil, mas suas características não permitem que acessem os mecanismos de apoio hoje existentes. Este tema visa identificar o que precisa ser feito para melhorar o ambiente de investimento privado de risco. Há fragilidades nos canais de comunicação, no apoio a redes de negócios, na preparação de empresas para receber investimento e no arcabouço legal para tornar possíveis investimentos de risco em MPE.

AGLOMERADOS PRODUTIVOS

O foco no atendimento a grupos de empresas tem sido apoiado nos últimos anos pelas políticas de desenvolvimento setorial. Para este tema, busca-se identificar politicas de inovação que podem ser replicadas e difundidas, tornando grupos de micro empresas inovadoras aptas a competir e fornecer produtos e serviços no mercado e para grandes empresas.

Inscrições e informações: http://www.mdic.gov.br/agendanacional

 

 

 

 

 

 

ba ZyfmZRFXhM

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot