X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mexa-se, GPS: um novo sistema de posicionamento tem você na mira


GPS se espalhou tanto que nós confiamos sempre nele. Mas ele nem sempre é perfeito – então o que aconteceria se uma nova tecnologia conseguisse dar informações mais precisas do que os satélites militares em triangulação no céu?

De fato, um grupo de pesquisadores está pensando exatamente nisso, e desenvolveu uma tecnologia nova de posicionamento chamada Locata. A New Scientist explica:

Em vez de satélites, o Locata usa equipamento terrestre para projetar um sinal de rádio em uma área localizada que é milhões de vezes mais forte que o GPS. Pode funcionar em ambientes fechados e abertos, e os desenvolvedores afirmam que os receptores podem ser encolhidos para caber em um celular tradicional. Até o exército dos EUA, que inventou a tecnologia GPS, assinou um contrato mês passado concordando com testes de grande escala do Locata na Linha de Mísseis de White Sands, em Nova Jersey.

O GPS frequentemente falha em ambientes fechados e cidades grandes: grandes torres de concreto dificultam a chegada do sinal, e ruas apertadas e pedestres fazem a precisão ser problemática. Em contraste, o Locata tem uma precisão de 18 centímetros em qualquer eixo, e afirma ser capaz de diminuir o número para 5. Loucura.

No entanto, a tecnologia ainda está nos seus primeiros dias, e vai precisar de um desempenho impressionante e muito marketing para substituir o GPS. As chances são de que funcione junto com o GPS, criando um sistema híbrido que combina os melhores recursos das duas tecnologias. De fato, isso já existe: a Leica está testando o Jigsaw Positioning System que está sendo usado para guiar perfuração nas minas de ouro na Austrália. O quão rápido isso vai se tornar um produto para o consumo, porém, ainda é dúvida. [New Scientist]

Imagem por Mukumbura sob licença Creative Commons

cadfb OHMjCV k w

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot