Daqui para a frente, a Microsoft só quer saber de Windows Phone. Satya Nadella já deixou claro que a empresa não fará mais smartphones com Android – futuros Nokia X vão rodar Windows Phone – e os celulares simples da empresa também serão eliminados.
De acordo com o TechCrunch, a Microsoft vai reduzir a produção da linha Asha e de celulares que rodam a plataforma Series 40 – aqueles bem básicos, com teclado alfanumérico e lanterninha.
O BGR India e o The Verge viram um memorando interno de Jo Harlow, chefe da divisão de celulares. Ela diz que a área de aparelhos simples vai entrar em “modo de manutenção”, ou seja: eles não receberão mais atualizações nem funções novas. A área será fechada gradualmente nos próximos 18 meses.
Alguns engenheiros serão realocados para desenvolver produtos com a próxima versão do Windows e Windows Phone, mas não todos. A Microsoft vai demitir 18.000 funcionários nos próximos doze meses; 12.500 deles vieram da Nokia. Segundo o BGR India, a maior parte dos demitidos trabalhava em aparelhos não-Lumia.
A Microsoft também quer se livrar do Xpress Browser e do Nokia MixRadio, e deve vendê-los para outra empresa. Enquanto isso, eles também entraram em “modo de manutenção”, sem receber novidades.