X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mobile commerce: por enquanto, só de fachada


mcommerce_mobile_commerce_sales_web_business_innovation_shop

Artigo por Felipe Perlino*

Se a última década foi extraordinária para o e-commerce, a bola da vez é o mobile commerce – o comércio online via tablets e smartphones. Contudo, a grande maioria das empresas ainda não está pronta para vender por dispositivos móveis. E, pior do que isso, o mercado tampouco parece estar investindo para se adaptar ao varejo mobile, que já é um desejo hoje do consumidor. Vejamos qual é o estado atual do m-commerce no Brasil e o que fazer para entrar de vez nesta nova realidade.

O m-commerce é a próxima grande onda

Uma recente pesquisa americana mostrou que o mobile commerce deverá ter quase 70% do faturamento do e-commerce via desktop nos EUA dentro de quatro anos.

eadec img

No Brasil, em menos de um ano, o volume transacionado por dispositivos móveis praticamente dobrou, atingindo 4,8% das vendas online em dez/13, segundo a e-Bit. E, se levarmos em conta a penetração de smartphones na população, este volume poderia ser ainda maior se a experiência de compra no mobile não fosse tão ruim. Sua empresa está preparada para atender este novo consumidor que hoje já deseja comprar pelo mobile? A maioria dos varejistas brasileiros seguramente não está.

A experiência de compra no mobile hoje em dia

Navegar por sites pesados, não responsivos e cheios de locais com mouse-over é o padrão da navegação no mobile atualmente. Interagir com uma tela tão pequena não é tarefa agradável em ambientes como esses.

ea mc

Não seria muito mais prazeroso navegar num ambiente pronto para o mobile?

df mc

Não é à toa que o mobile serve hoje, na maioria dos casos, apenas para o consumidor descobrir um produto ou serviço. Mas como é praticamente impossível fechar uma compra num ambiente como os primeiros acima, frequentemente o interessado precisa deixar o mobile e recorrer ao clássico desktop para concluir a compra. Mas para isso é preciso sorte, muita sorte mesmo. Afinal, se com um click já é difícil captar o consumidor, imagine então obriga-lo a mudar para o desktop.

Mas algumas tecnologias já estão tentando inverter essa realidade. Muitas plataformas de e-commerce já criam sites responsivos por padrão. Ou mesmo no Moip, por exemplo, nós estamos tentando criar o estado da arte em pagamentos mobile, oferecendo um checkout simplificado, com poucos campos, desenvolvido para aumentar a conversão em vendas – seja dentro de sites mobile ou de Apps.

img6

Como aproveitar melhor a oportunidade do mobile commerce

Apesar do consenso sobre a importância de se investir no mobile, a maioria dos varejistas ainda não está se movendo nesta direção, mesmo com toda tecnologia já disponível. Por que será?

A E-commerce Brasil é a principal feira de e-commerce do país. Na edição de 2014 havia diversas plataformas e agências expondo seus serviços, estampando chamadas como “Mobile” e “Omni-Channel”. Quando questionados sobre a atual demanda pelos seus serviços, estes fornecedores eram unânimes em confirmar: o grosso da demanda atual ainda recai sobre os serviços de e-commerce, e os serviços voltados ao mobile continuam sem vender quase nada.

Minha interpretação disso parece ser que a disposição dos varejistas para investirem no m-commerce está abaixo do custo médio dos serviços oferecidos pelos fornecedores – agências, desenvolvedores, software houses e plataformas. A oportunidade do m-commerce parece ser boa, mas ainda está muito caro testar esta hipótese.

A solução talvez seja começar pequeno pelo mobile, por meio de ferramentas low-cost e rápidas de testar. Algumas ideias para isso:

  • Existem plataformas para a criação de Apps que dispensam a contratação de desenvolvedores, sem custo de setup inicial e que custam menos de R$ 100 por mês. Alguns fornecedores são VitrinaPRO, AppMachine, Como, GoodBarber, Easy Easy Apps e Navegga, dentre outros;
  • Para quem não precisa de um App, a melhor solução é ter um site mobile. Neste caso, escolha uma plataforma de e-commerce que ofereça uma versão mobile;
  • Se não quiser mudar o seu sistema de e-commerce, comece desenvolvendo apenas uma versão mobile do seu site, igual fez a Magazine Luiza em 2012.

A princípio podemos pensar que estamos diante do clássico problema do ovo ou da galinha – o que veio antes? Será que os consumidores não compram mais por meio de tablets e smartphones porque o varejo ainda não está pronto para isso? Ou, pelo contrário, será que os varejistas não investem mais no mobile porque o consumidor não está pronto para o m-commerce? Na verdade a resposta é bem óbvia para este caso.

Se lembrarmos dos dados apresentados no começo deste texto, facilmente podemos concluir que o consumidor já está pronto para comprar pelo mobile, e só não compra porque a sua experiência ainda é muito ruim. As primeiras empresas que entrarem no m-commerce tendem a ganhar muito por satisfazer essa demanda reprimida no consumidor. O que a sua empresa está esperando?

*Artigo por Felipe Perlino, Gerente de Produto na Moip Pagamentos. Previamente, fundou as startups +QueReceita e Vinhos Recomendados (vendida).

O post Mobile commerce: por enquanto, só de fachada apareceu primeiro em Startupi.com.br.

cec UmxuMALDOy

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot