Na grande apresentação da Intel na CES, o CEO Brian Krzanich anunciou o novo Módulo Curie, um minúsculo dispositivo que permitirá transformar todas as coisas que você já tem e usa em objetos inteligentes. É um módulo de hardware do tamanho de um botão, movido pela tecnologia Quark, da Intel, que na prática funciona como um cérebro ultra portátil que pode ser grudado nas coisas.
A Intel começou essa história com o Edison, ano passado, que tinha o tamanho de um cartão SD. O Curie é ainda menor. O módulo usa é equipado com um SoC Quark SE, e esse tem interface Bluetooth LE e acelerômetro e giroscópio embutidos para registrar movimentos e identificar gestos. Fecha o pacote uma microcontroladora de 32 bits com 384 KB de memória flash e 80 KB de SRAM. O Curie (módulo) pode funcionar a partir de uma bateria recarregável ou com aquelas tradicionais em formato de moeda – a Intel só não disse por quanto tempo. Dentro dele há.
O Curie basicamente transforma qualquer coisa em um gadget tão esperto quanto, no mínimo, essas pulseiras para monitorar exercícios físicos. Anéis, botões, óculos, relógios (por que não?), o que você tiver.
Ele não é algo que será comprado na loja para você mesmo grudar nos seus óculos, mas uma solução para empresas que queiram fabricar gadgets vestíveis simples e não tenham a expertise (ou a estrutura) para isso. Em vez de desenvolver suas próprias soluções, elas poderão usar o Curie como mais uma peça de algo maior, agilizando e até viabilizando o desenvolvimento de novos produtos. A Intel planeja começar a distribuir esses módulos no final do ano e embora não tenha revelado preços, prometeu que ele será competitivo.
O post Módulo Curie, da Intel, promete transformar tudo que você veste em dispositivos inteligentes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.