X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mudanças na classificação etária de jogos e apps facilitarão lançamentos mais rápidos no Brasil


O Ministério da Justiça publicou uma portaria, a de número 1.643/2012, que abranda a classificação de jogos e apps distribuídos por meio digital, ou seja, via download. “Abranda” talvez não seja a palavra correta; o que ela faz é delegar a classificação etária dos títulos às empresas que os distribuem. Nessa, quem mais ganhou com a mudança foi a Microsoft.

Segundo a portaria, caberá agora às distribuidoras classificar jogos e aplicativos, tarefa que antes ficava a cargo do Ministério da Justiça — que, apesar relativamente rápido, atravancava o lançamento em sintonia com o resto do mundo de alguns títulos por aqui. O Ministério Público fiscalizará e poderá punir empresas que porventura tentem burlar o novo sistema classificatório.

Existem algumas regrinhas a serem seguidas, como se basear em um sistema de classificação estrangeiro para atribuir as idades mínimas para cada item no Brasil (segundo as faixas nacionais), e alguns detalhes que ainda precisam ser esclarecidos, como quais sistemas de fora serão aceitos — lembrando que os principais são o ESRB, dos EUA, e o PEGI, da Europa. Os títulos poderão estar hospedados em qualquer lugar do mundo e, reiterando, o novo sistema só vale para jogos “baixáveis”, distribuídos digitalmente; os vendidos em caixinha continuarão tendo que passar pelo crivo do Ministério da Justiça.

Vencidas essas pendências, é de se esperar que o lançamento de jogos ocorra com mais agilidade por aqui, especialmente os do Windows Phone — Google e Apple se aproveitam de uma brecha na lei para publicarem direto os jogos no Google Play e na App Store, respectivamente. [Diário Oficial da União via Tecnoblog]

c di
c HjPSwpMCo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot