X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mudanças no Facebook trazem onda de crescimento para os blogs


Por Marco Gomes
Artigo publicado no Meio&Mensagem de 2014-06-09.

boo-box no Meio&Mensagem de 2014 06 09

Há algum tempo que o Facebook faz mudanças políticas para aumentar a rentabilidade da rede social, diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das Fanpages. Nas últimas semanas, publishers e donos de páginas na rede perceberam uma grande queda no alcance de seus posts. Isso porque foi anunciado que o Facebook iria tomar algumas medidas para diminuir a ação de spammers de conteúdo. E foi o que aconteceu: segundo estimativas independentes, as publicações orgânicas alcançam, agora, apenas 1% do público total das páginas, e as mais afetadas são as fanpages de marcas e conteúdo.

Nos últimos três ou quatro anos, muitos blogs migraram sua interatividade para as Fanpages, ou já nasceram no Facebook, como a página Eu Me Chamo Antônio, que virou livro. Isso porque a plataforma, com a promessa de vantagem em relação aos perfis, anunciou que as marcas deveriam criar suas próprias Fanpages, que possuíam a mesma relevância que os perfis. Mas hoje isso mudou.

As marcas podem investir em suas páginas, como sempre fizeram, mas os criadores de conteúdo e formadores de opinião desde sempre ganham com a audiência gerada. Hoje é visível uma subversão do sistema padrão, que já não permitia que o proprietário da Fanpage lucrasse com a audiência, e agora, com as mudanças, não permite mais que os próprios fãs sejam impactados de forma orgânica. Na internet, quem não é cliente, é produto.

Com o conteúdo perdendo alcance orgânico no Facebook, existe uma migração natural da audiência de volta para os blogs e sites independentes. Os publishers começam a buscar novas maneiras de relacionamento com os leitores em que o investimento financeiro não é necessário. Agora, em conjunto com o já tradicional SEO (search engine optimization) para gerar audiência, é utilizado a otimização social (social optimization), ou seja, a produção de conteúdo, tendo como seeding inicial as redes sociais através de perfis pessoais, menos afetados pela mudança de alcance orgânico no Facebook, que auxiliam a disseminação da publicação, aumentando ainda mais o número de leitores e a audiência em seus blogs.

Blogs como Upworthy, Buzzfeed, e os brasileiros Tudo Interessante, Comunicadores e Tenho Mais Discos Que Amigos, estão voltando ao início, divulgando suas publicações através de sua audiência e atraindo mais visitantes para o próprio blog. Desta forma, quando alguém clicar no conteúdo compartilhado pelos leitores das páginas em seus perfis pessoais na rede social, que tem e vão continuar com a audiência orgânica, será direcionado para o blog, e não mais para a Fanpage, voltando a gerar maior tráfego ao site, onde o publisher tem a possibilidade de ter publicidade, e lucrar com isso. É um verdadeiro boca a boca social.

Através de blogs e sites independentes, além de informação relevante para os leitores, as marcas podem também atingir seu público alvo por meio de veiculação de mídia em sites de conteúdo independente, e a grande vantagem para o anunciante é a possibilidade de atingir apenas quem é importante para aquele anúncio, através do behavioral targeting. Além do que, se usuários compartilharem os links dos blogs em seus perfis no Facebook, estes vão ter mais relevância e engajamento do que posts de Fanpages.

Em 2014 os blogs, com otimização para redes sociais, voltam a ter a importância de canal de comunicação e interatividade entre Publisher e audiência, continuando como uma excelente opção de mídia para marcas e anunciantes.

The post Mudanças no Facebook trazem onda de crescimento para os blogs appeared first on Marco Gomes.

dbbfa marcogomes i qPjBWCTMJ tXH CTLKHw FzBnMynLo

dbbfa qPjBWCTMJ

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot