X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Multidisciplinariedade e colaboração pautam 1º seminário do grupo de pesquisa TECCCOG


É impossível compreender as inovações tecnológicas na comunicação sem pensar em redes, conexões, diálogo. Estimular a colaboração visando o avanço da área é uma das premissas do grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG), e este será o principal objetivo do primeiro seminário promovido pelo grupo. O evento, marcado para o próximo dia 11 de março (segunda-feira), é uma das atividades que marcam a abertura do semestre letivo do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo.

Durante o encontro, os participantes (pesquisadores do Tecccog e demais interessados) terão a oportunidade de compartilhar seus trabalhos em apresentações orais objetivas, em até 15 minutos, com foco apenas no tema e problemas de pesquisa. Da mesma forma, a síntese dos trabalhos estará visível durante todo o dia: pôsteres com os detalhes mais relevantes dos projetos ficarão expostos nas imediações do auditório durante todo o dia. Este modelo diferenciado tem a missão de contribuir para que o pesquisador modifique seu olhar diante dos fenômenos estudados.

Além de ser um evento voltado para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo, o seminário é uma oportunidade para alunos do programa, convidados externos e demais interessados promoverem reflexões em conjunto, o fortalecimento das conexões entre pesquisadores e seus objetos de estudo e, consequentemente, um amadurecimento cientifico. Para que isso ocorra, todos os participantes serão convidados a discutir e compartilhar seus pontos de vista em grupos de trabalho temáticos.

Para estimular o cruzamento de conhecimentos desde o início, o jornalista e professor da USP, Vinícius Romanini, vai abrir o seminário com a palestra “A transdisciplinaridade na comunicação”. Este princípio trata justamente a comunicação entre as áreas da ciência. Apesar disso, a epistemologia da comunicação tem dado nos últimos anos uma excessiva ênfase à restrição de seu objeto. O resultado é que a comunicação se comunica cada vez menos. Esta perversão epistemológica precisa ser combatida e a semiótica pode ajudar.

Com ênfase em filosofia e teoria da comunicação, filosofia da linguagem e semiótica, Vinícius Romanini coordena o Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA e é editor científico da revista Semeiosis – Semiótica e Transdisciplinaridade em Revista. Atuou ainda nas revistas Veja, Terra, Viagem e Turismo, Superinteressante e Exame PME, entre outras, cobrindo principalmente assuntos de cultura, ciência e sustentabilidade.

O I Seminário do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva é uma realização do Grupo de Pesquisa TECCCOG, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, inserido no Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, liderado pelo Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Júnior.

Serviço

I Seminário do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva – TECCCOG
Data: 11 de março de 2013
Horário: Das 8h às 18h
Promoção: Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo
Local: Auditório do Edifício Capa – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/ SP
Inscrições pelo link: http://seminariotecccog.eventbrite.com/

Dica: o interessado que desejar participar do evento utilizando transporte público, pode utilizar a combinação entre Metro e ônibus. Descer na Estação Sacomã do Metro e no terminal de ônibus, na própria estação, embarcar nos ônibus 153 ou 154, que em 20 minutos estará em frente à Universidade.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot